A IBM confirmou o lançamento do seu primeiro computador qu�ntico projetado para uso comercial, conforme havia anunciado no ano passado.

O sistema, batizado de IBM Q System One, não será vendido, mas alugado, com os futuros clientes fazendo seus cálculos quânticos pela internet.

Quântico e eletrônico

O equipamento da IBM combina sessões quânticas e sessões computacionais eletrônicas para permitir o acesso via internet e a manipulação dos complicados algoritmos quânticos, sendo um upgrade do computador quântico de 5 qubits disponibilizado via internet pela empresa em 2016 – só que o uso daquele era gratuito.

Como novidades, há uma interface mais amigável, que permite que os algoritmos quânticos sejam inseridos por meio de linguagens de programação comuns, como a Python, e um invólucro futurístico, uma caixa quadrada de 2,70 metros, onde vai embutida toda a parafernália eletrônica e quântica, além do sistema de criogenia, necessário para manter os qubits estáveis em suas armadilhas magnéticas.

Origem: Inovação Tecnologica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Comentários