Inicio Gloss√°rio A Gloss√°rio
Navegar pela letra
Todas | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Outra
Navegar pela categoria
CFTV [337] | Tecnologia Digital e Redes [0] | Fibras √ďticas [0] | Todas as categorias[337]

A

Nós correntemente temos 77 palavras que começam com esta letra.

Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Aberra√ß√£o [CFTV]

Aberra√ß√£o ou Aberration: termo t√©cnico de √ďptica, para designar qualquer fator que influencie na fidelidade de uma imagem, em rela√ß√£o ao original.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Abertura [CFTV]

Abertura em uma lente, que controla a quantidade de luz que atinge a superf√≠cie do dispositivo captador. A dimens√£o dessa abertura √© controlada com o ajuste do √≠ris. Conforme √© aumentado o n√ļmero ‚ÄėF-stop‚Äô (F/ 1.4, F/1.8, F/2.8) √© diminuida a quantidade de luz direcionada pela lente ao sensor.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Abertura [CFTV]

A "abertura" de uma lente, √© uma medida de sua capacidade de cap√ß√£o de luz. A Abertura Relativa √© a raz√£o entre sua dist√Ęncia focal e a abertura efetiva, medida em n√ļmeros F (F-Number), geralmente quanto menor melhor, ou seja quanto menor o n√ļmero F melhor ser√° a passagem de luz pela lente.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo AC [CFTV]

Aternating Current, corrente alternada. A forma como a eletricidade vem a partir da usina e consequentemente a partir das tomadas. A direção é alternada 60 vezes por segundo (50 na Europa). A alimentação em um ciclo é positiva e em outro negativa na forma senoidal. Veja também: DC


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo AC-DC [CFTV]

Corrente alternada / corrente contínua.
Também define os equipamentos que podem operar tanto com alimentação contínua como alternada.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Access [CFTV]

Acesso. Leitura ou gravação de dados na memória RAM ou em outro meio qualquer, como um disco rígido. Os tempos de acesso variam muito de acordo com o dispositivo, por exemplo, a
memória RAM pode ter tempos de acesso de 70, 60, 50, 10, 8, 7 ou mesmo 6 nanossegundos, dependendo da tecnologia usada. O HD por sua vez é muito mais lento, com tempos de acesso na casa dos 8 ou 9 milessegundos num HD atual.
O tempo de acesso determina apenas o tempo necessário para o dispositivo começar a transferir dados e não a sua velocidade de transferência. Um módulo de memória PC-133 pode transferir
dados, em condi√ß√Ķes ideais, a 1066 MB/s, enquanto um HD topo de linha chega perto dos 50 MB/s. Veja que o HD demora por volta de um milh√£o de vezes mais tempo para come√ßar a transferir dados, mas depois que inicia a transfer√™ncia, a diferen√ßa cai para cerca de 20 vezes. Naturalmente, tanto a mem√≥ria RAM quanto o HD s√£o muito mais lentos que o processador, tanto em termos de tempo de acesso quanto em termos de velocidade de transfer√™ncia. Por exemplo, um Athlon de 1.5 GHz executa um bilh√£o e meio de ciclos por segundo e processa 32 bits de dados em cada ciclo. Ou seja, em condi√ß√Ķes ideais o processador precisa de dados a cada 0,66 nanossegundo e processa 6 gigabytes de dados por segundo. Para diminuir a diferen√ßa entre o processador, a mem√≥ria RAM e o disco r√≠gido, s√£o usadas v√°rias categorias de mem√≥ria cache, r√°pidas o bastante para acompanhar o processador. Leia tamb√©m: Cache, Cache L1, Cache L2, Cache L3, Cache de Disco.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Access Point [CFTV]

Access Point ou (AP)
Veja: Ponto de Acesso;


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Access Time [CFTV]

Tempo de acesso, o tempo que o dispositivo acesso demora para entregar os dados requisitados, ou armazenar a informação desejada. Quanto mais baixo for o tempo acesso, mais rápido será o dispositivo. Na memória RAM o tempo de acesso é medido em nanossegundos, sendo que as memórias SDRAM mais rápidas chegam a 6 nanos. Em HDs o tempo de aceso é bem mais alto, medido em milessegundos. Os HDs mais rápidos chegam a 8 milessegundos.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Acelera√ß√£o de V√≠deo [CFTV]

Placas de v√≠deo mais antigas, como as CGA e EGA usadas em micros 286, assim como as primeiras placas padr√£o VGA n√£o possu√≠am acelera√ß√£o de v√≠deo. Isto significa que elas limitavam-se a mostrar na tela as imagens enviadas pelo processador. Este tipo de placa funcionava bem em ambientes texto como o DOS, onde a quantidade de informa√ß√Ķes a ser mostrada no v√≠deo √© pequena. Em ambientes gr√°ficos como o Windows 95/98 por√©m, uma quantidade enorme de dados deve ser processada para formar a imagem. Usando uma placa
sem aceleração, todo o trabalho tem que ser feito pelo processador, tornando o sistema bastante lento.
Uma placa aceleradora alivia a carga sobre o processador, executando muitas das tarefas que antes cabiam a ele. Ao arrastar uma janela por exemplo, o processador apenas transmitirá à placa de vídeo: "Arrastar a janela x para a posição y" e a placa de vídeo fará o resto do trabalho. Todas as placas de vídeo atuais possuem estes recursos. Se você abrir o painel de controle do Windows, e abrir a janela "sistema", encontrará uma guia que permite diminuir ou mesmo desativar a aceleração de vídeo, o que obviamente só deverá ser feito no caso de
problemas com a placa. Vale lembrar que esta aceleração visa apenas diminuir o trabalho do processador quando lidamos com imagens bidimensionais, não tendo nada a ver com a geração de gráficos 3D.
√Č extramemente importante a utiliza√ß√£o de placas aceleradoras de v√≠deo em sistemas de captura de imagem de CFTv, pois este tipo de placa ir√° garantir imagens de melhor qualidade e com uma taxa de melhor atualiza√ß√£o.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo ACK [CFTV]

Abreviatura de Acknowledge, indica o reconhecimento ou aceita√ß√£o de um comando ou fun√ß√£o por parte de um sistema. √Č um comando suportado por v√°rios sistemas e v√°rios servi√ßos e arquiteturas de rede, que confirma o recebimento de um pacote de dados, mensagem ou comando.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo ACPI [CFTV]

Advanced Configuration and Power Interface. √Č o modo de economia de energia utilizado pelos PCs atuais. Micros mais antigos suportam o DPMA, que √© o modo anterior. A diferen√ßa b√°sica √© que no ACPI o gerenciamento de energia √© feito pelo sistema operacional e n√£o pelo BIOS. Isso permite um gerenciamento muito mais avan√ßado, permitindo recursos como diminuir a frequ√™ncia de opera√ß√£o do processador (um recurso incomum em desktops, mas presente na
maioria dos notebooks), desligar dispositivos, etc.
Graças ao ACPI, os PCs atuais permitem um gerenciamento de energia muito mais sofisticado que os antigos, onde era possível apenas desligar o monitor e o HD. O avanço veio na forma de dois novos modos, o modo de espera e o hibernar. Ao entrar em modo de espera, não apenas o HD e o monitor, mas quase todo o PC é desligado, incluindo o processador, o cooler, placa de vídeo ou som, etc. Apenas a memória RAM, partes da placa mãe, modem e placa de rede continuam ativos.
A mem√≥ria RAM continua sendo alimentada para manter os dados gravados e permitir que o PC volte exatamente onde estava. √Č a √ļnica parte do PC que realmente n√£o pode ser desligada sem que seja necess√°rio um novo boot. O modem permanece ligado para que a conex√£o n√£o caia e a placa de rede permanece alerta para acordar o PC caso o recurso de wake-on-lan esteja ativado no Setup.
Em modo de espera o PC consome de 15 a 20 Watts de energia, o mesmo que uma l√Ęmpada fluorescente e pode voltar √† atividade em poucos segundos. Note que apenas o cooler do processador √© desligado, o exaustor da fonte continua funcionando, pois ainda √© necess√°rio que ela forne√ßa uma quantidade razo√°vel de energia.
Para que a opção de entrar em modo de espera esteja disponível, é necessário que a sua placa mãe ofereça suporte a ACPI. O Windows 98/2000 é capaz de detectar isto e ativar ou não o suporte automaticamente. Veja que isto inclui apenas placas razoavelmente recentes, e mesmo assim o suporte pode ser desativado caso você tenha alguma placa ISA que não suporte este recurso.
Como op√ß√£o, existe o hibernar (ou suspender) onde o conte√ļdo da mem√≥ria RAM √© gravado no HD e o PC √© realmente desligado. Ao liga-lo novamente o sistema simplesmente recupera os dados e tamb√©m volta exatamente onde estava. O tempo necess√°rio depende da quantidade de mem√≥ria RAM que estiver instalada, quanto mais mem√≥ria maior ser√° o arquivo no HD e mais demorar√°. Mas, geralmente ainda ser√° bem mais r√°pido que um boot completo.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Acrobat [CFTV]

Formato de arquivo desenvolvido pela Adobe que permite que documentos sejam exibidos em qualquer micro com as fontes e layout corretos, alem de também suportar imagens, tabelas e recursos de segurança. A Adobe lançou no mercado dois produtos relacionados ao formato, o Acrobat Reader que permite apenas visualizar os arquivos e é gratuíto e o Acrobat Writer, que permite gerar os arquivos e é pago.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Active Directory [CFTV]

Este é um recurso presente no Windows 2000 Server e Windows XP Server (quando for lançado) que cria uma interface para a administração dos recursos de rede. Usando o Active Directory o
administrador pode visualizar e modificar todos os recursos da rede de forma centralizada, ao invés de ter fazê-lo micro por micro. O Active Directory é baseado no LDAP e é uma resposta direta ao NDS do Novell Netware.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo ActiveX [CFTV]

Linguagem que pode ser usada para construir p√°ginas Web din√Ęmicas, com scripts que rodam a partir do servidor. Apesar dos recursos, o ActiveX peca pelas incompatibilidades com v√°rios browsers, bugs, sobrecarga do servidor devido √† grande quantidade de processamento exigido e brechas de seguran√ßa. Apesar de tudo, muitos acreditam que o ActiveX √© o futuro da Web.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Actuator [CFTV]

Num HD, √© o mecanismo de movimenta as cabe√ßas de leitura. Basicamente √© composto por um bra√ßo m√≥vel em forma de tri√Ęngulo. Na ponta do tri√Ęngulo encontram-se as cabe√ßas de leitura do HD, enquanto na base temos um eixo e dois eletro√≠m√£s, que controlados pela placa l√≥gica do HD movimentam o mecanismo com uma velocidade e precis√£o espantosas. Em HDs muito antigos e em drives de disquete, √© utilizado um motor de passo no lugar do actuator, por isso esses dispositivos s√£o extremamente lentos.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo AD [CFTV]

A/D (Analogical / Digital): referente à conversão do formato analógico para o digital.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Adaptador de Montante C para CS [CFTV]

Anel distanciador met√°lico de 5mm usado para habilitar o uso de lentes montante C em c√Ęmeras montante CS.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Adaptive Compression [CFTV]

Algoritmo inteligente de compressão que altera o nível de compressão de acordo com o tipo de dados. Um exemplo de uso são vídeos, onde as cenas de maior movimentação devem receber um nível mais baixo de compressão do que as cenas de diálogos, onde há poucas mudanças de imagem.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo ADC [CFTV]

Analogue-to-Digital Converter, componente que faz conversão de um sinal analógico para digital.
Todas as placas de som possuem um ADC, responsável por digitalizar os sons analógicos vindos do microfone ou outro dispositivo analógico qualquer.
Muito utilizado em sistemas industriais para aquisição de dados para
CLPs, controle de processos e e outras leituras.
Veja também: DAC.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Additive Colour [CFTV]

Uma cor produzida através da mistura de diferentes tonalidades de algumas cores primárias.
Em uma cena de imagem as cores são obtidas através da mistura de pontos azuis, vermelhos e verdes.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo ADSL [CFTV]

Assimetric Digital Subscriber Line, tecnologia de acesso r√°pido que usa as linhas telef√īnicas oferecida em v√°rias cidades. As velocidades variam em geral de 256 kbits a 2 mbps, dependendo do plano de acesso escolhido. A principal virtude √© n√£o usar o sistema telef√īnico
comutado, dispensando o assinante de pagar pulsos, apenas a tarifa mensal. Para isso, √© instalado um modem ADSL na casa do assinante e outro na central telef√īnica. Os dois modems estabelecem uma comunica√ß√£o cont√≠nua, usando frequ√™ncias mais altas que as
utilizadas nas comunica√ß√Ķes de voz, o que permite falar no telefone e usar o ADSL ao mesmo tempo. O modem instalado na central √© ligado diretamente ao sistema do provedor, sem passar por outras centrais telef√īnicas. Um exemplo de servi√ßo ADSL √© o Speedy, oferecido pela
Telefonica em S√£o Paulo e o ADSLTurbo da Brasil Telecom.
Veja também xDSL.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Adware [CFTV]

S√£o programas, geralmente gratu√≠tos, que mostram an√ļncios, na forma de banners incorporados √† interface do programa, ou mesmo janelas pop-up. As propagandas s√£o uma forma alternativa dos desenvolvedores ganharem dinheiro com o programa. Existem claro os contr√°rios √† id√©ia, que argumentam que, como acessam a rede para baixar os banners a serem exibidos, estes programas podem ser usados para investigar os h√°bitos de navega√ß√£o do usu√°rio. Muitas vezes existe a op√ß√£o de comprar uma vers√£o do programa que n√£o mostra os an√ļncios.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo AF [CFTV]

Auto Foco ou Foco Autom√°tico √© um sistema pelo qual a lente da c√Ęmera foca automaticamente uma parte selecionada da cena. Veja tamb√©m ABF.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo AGC [CFTV]

A.G.C. (Automatic Gain Control)
Controle Autom√°tico de Ganho tamb√©m conhecido como C.A.G. trata-se basicamente de um circuito eletr√īnico destinado a manter um sinal em um n√≠vel constante; mais usual em c√Ęmeras instaladas em locais com baixos n√≠veis de ilumina√ß√£o. Quanto maior o fator melhor a amplifica√ß√£o do sinal, valores t√≠picos est√£o entre 12 - 20dB e fornecem um ganho de aproximadamente 4x a 10x.



Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo AGP [CFTV]

Acelerated Graphics Port. Barramento de dados extremamente rápido usado pelas placa de vídeo atuais.
Aparece como um slot marrom na placa m√£e. Existem v√°rias vers√Ķes do AGP, chamadas AGP 1X, 2X, 4X e AGP Pro, o padr√£o mais novo. Os tr√™s primeiros, diferenciam-se pela velocidade: O AGP 1X permite transmiss√£o de dados a 266 MB/s, o AGP 2X trabalha a 533 MB/s, enquanto o AGP 4X atinge 1066 MB/s. O AGP Pro por sua vez, diferencia-se dos demais por possuir uma capacidade maior de fornecimento el√©trico. Enquanto os slots AGP tradicionais fornecem at√© 20 Watts de eletricidade, os slots AGP Pro fornecem 50 Watts (AGP Pro 50) ou 110 Watts (AGP Pro 110). Os slots AGP Pro s√£o maiores que os tradicionais. Uma placa AGP comum pode ser usada sem problemas num slot AGP Pro, mas n√£o o contr√°rio.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo AI [CFTV]

A.I. ou Auto √ćris indica a utiliza√ß√£o de lentes Auto √ćris em c√Ęmeras, onde ser√° acionado circuito eletr√īnico destinado a compensar a √≠ris da lente de acordo com varia√ß√Ķes bruscas dos n√≠veis de ilumina√ß√£o para lentes tipo DC (DD - Direct Drive), ou alimentar o sinal de v√≠deo e alimenta√ß√£o para a lente no caso de lentes tipo v√≠deo.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Ajuste de Fase [CFTV]

Ajuste de Fase, veja também line lock;
Uma fun√ß√£o que permite fazer o ajuste de fase no processo de sincronismo pela rede el√©trica, assim como sincronizar c√Ęmeras alimentadas com fontes A.C. de fases diferentes.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Alarme [CFTV]

A capacidade de um equipamento de CFTV de responder a um sinal de alarme, normalmente atrav√©s de uma simples sa√≠da de rel√© (contato). O tipo de resposta varia dependendo equipamento utilizado, o mais comum √© a apresenta√ß√£o de uma c√Ęmera espec√≠fica em resposta a um aciomanto do alarme da respectiva entrada.


Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo ALC [CFTV]

A.L.C. (Auto Light Control ou Controle Automático de Nível)
Presente em todas as lentes autoíris tipo vídeo, também conhecido como controle de pico/proporção. O ajuste deste controle permite ao circuito de auto iris, levar mais em consideração pontos de brilho (picos), trazendo mais detalhes nas áreas brilhantes, ou menos em consideração (média) trazendo mais detalhes em áreas sombreadas.



Imprimir em formato amig√°vel Enviar este termo a um amigo Algoritmo [CFTV]

Ou Algorithm em Ingl√™s. √© um conjunto de c√°lculos matem√°ticos, usado para encriptar dados, compactar arquivos, entre v√°rias outras aplica√ß√Ķes. Um arquivo compactado ou encriptado pode ser usado apenas por quem tiver o algoritmo de desencripta√ß√£o ou descompacta√ß√£o, que permitir√° reverter o processo.


(1) 2 3 »
ÔĽŅÔĽŅÔĽŅ

An√ļncios

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

An√ļncios

Enquetes

Qual a resolu√ß√£o das c√Ęmeras que voc√™ utiliza em seus projetos?
Acima de 8MP 8% (8)
5MP - 8MP / 4K 3% (3)
3MP - 5MP 7% (7)
1080p / 2MP 31% (29)
720p / 1MP 39% (37)
SD - Standard Definition 9% (9)
Total de votos: 93
Esta Enquete encerrou em 2018/3/31 23:59
Coment√°rios?

Pesquisar nos Fóruns

Pesquisa Avançada

An√ļncios

Conte√ļdo Correspondente


style="display:block"
data-ad-format="autorelaxed"
data-ad-client="ca-pub-6290776660462717"
data-ad-slot="7712548665">

Facebook


An√ļncios

An√ļncios

Destaque

Design por: Angelo Rocha