CFTV: Gerenciamento de imagens em alta

Enviado por: mpperesem 15/07/2010 851 leituras
Evolução dos sistemas de gerenciamento de imagens de câmeras de segurança garante uma gama de recursos que vão desde economia de uso de banda até acesso a imagens via celular.





O uso de câmeras IP para aplicações de segurança está em crescimento acelerado. Estimativas apontam que esse mercado vai triplicar até 2012. 

Mas, uma vez estabelecida a necessidade destes equipamentos de segurança, o administrador depara-se com o desafio de utilizá-las da melhor maneira. A resposta é atendida por um plano estratégico de segurança, tendo como base tecnológica o software de gerenciamento e gravação de imagens e suas funcionalidades e recursos.

Sistemas que diminuem a necessidade de armazenamento e economizam capacidade de banda, recursos de integração a controle de acesso, alarmes e detecção de movimento, além de acesso pelo celular estão em alta.

A tecnologia IP (Internet Protocol) jogou por terra a aposta em sistemas proprietários, de modo que toda a indústria se orienta ao desenvolvimento de interoperabilidade e integração, em duas frentes: uma referente a software, hardware (câmeras, servidores) e protocolos de transmissão de rede de diferentes fabricantes; a outra vertente diz respeito a outros programas de segurança periféricos, como controle de acesso, biometria, alarmes, terminais de caixa e automação industrial ou de equipamentos. 

As tecnologias disponíveis no mercado brasileiro atendem diferentes necessidades de negócios. O rol de aplicação é vasto: desde indústrias pesadas como óleo e gás, metalurgia, redes de transmissão de energia elétrica, passando por antenas de celulares, bancos e instituições financeiras, até locais com afluência de público, como shopping centers e lojas de varejo, aeroportos, portos e transporte público, presídios, edifícios comerciais e governamentais, data centers, estradas, pontes e túneis, monitoramento público, universidades e estabelecimentos educativos, condomínios, hotéis e hospitais, cassinos e locais de entretenimento, estádios e laboratórios.
 
 
Origem: Revista IP
 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:


Importante:

'Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'