CFTV: Novas câmeras em Vitória

Enviado por: mpperesem 06/01/2008 2626 leituras
A Prefeitura de Vit├│ria vai colocar em opera├ž├úo at├ę o in├şcio da pr├│xima semana, mais duas c├ómeras de CFTV.




Uma ser├í instalada na Arena de Camburi e a outra na Curva da Jurema. Tamb├ęm est├í em fase final de teste a da Avenida Jer├┤nimo Monteiro, no Centro. Com mais uma c├ómera que est├í sendo adquirida, Vit├│ria contar├í, at├ę o final do ano, com seis pontos de grande circula├ž├úo de pessoas monitorados 24 horas por dia.

As outras duas c├ómaras foram instaladas no final do m├¬s passado, na Vila Rubim e na Avenida Princesa Isabel e est├úo em pleno funcionamento. Para aumentar a seguran├ža de turistas e moradores, a c├ómera que foi instalada na Reta da Penha, em dezembro, foi transferida para a Curva da Jurema e a que monitorou a festa de R├ęveillon, em Camburi, foi deslocada para a Arena, onde se realizam shows musicais e competi├ž├Áes esportivas at├ę 1┬║ de fevereiro.

A instala├ž├úo e opera├ž├úo das c├ómeras integra o Projeto de Viodeomonitoramento, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Vit├│ria e o Governo do Estado. Pelo conv├¬nio, o Estado tamb├ęm vai instalar seis c├ómaras na cidade, mas ainda n├úo est├úo definidos os pontos e os prazos.

"Este ├ę um projeto piloto. A Prefeitura de Vit├│ria pretende ampliar o sistema gradativamente, de forma respons├ível", explicou o subsecret├írio da Guarda Civil, coronel PM Jos├ę Gomes Rodrigues. Segundo ele, a instala├ž├úo de novas c├ómeras deve contemplar as entradas e sa├şdas do munic├şpio e as principais vias de tr├ónsito.

Monitoramento

O Videomonitoramento integra o Programa Vit├│ria da Paz, de preven├ž├úo ├á viol├¬ncia e constru├ž├úo de uma cultura de paz. Um das vantagens do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Vit├│ria ├ę a possibilidade de deslocamento das c├ómeras at├ę 60 vezes ao longo dos 12 meses. Isto permite a realiza├ž├úo de estudos e pesquisas, que apontem vari├íveis como dia da semana e hor├írio que favorecem o ocorr├¬ncia de delitos, tipos de ambientes, fluxo e concentra├ž├úo de pessoas, etc.

A Prefeitura de Vit├│ria est├í investindo R$ 540 mil na instala├ž├úo das c├ómaras, que foram doadas pela Vale - e manuten├ž├úo do sistema pelo per├şodo de um ano. As c├ómeras s├úo monitoradas por agentes da Guarda Civil Municipal de Vit├│ria que atuam dentro do Ciodes, da Secretaria de Estado de Seguran├ža.

As imagens s├úo transmitidas pelo Metrovix, um anel de fibra ├│tica que circunda toda a cidade de Vit├│ria, possibilitando velocidade e qualidade na transmiss├úo. As c├ómeras t├¬m giro de 360┬║ e alcance de at├ę dois quil├┤metros. As imagens s├úo gravadas e mantidas por at├ę 60 dias.


Fonte: http://gazetaonline.globo.com/noticia ... _matia=389701&cd_site=843


Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta not├şcia, mande seus coment├írios, de suas sugest├Áes. Encontrou alguma informa├ž├úo incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br