Enviado por: sirleimadr em 19/08/2016 723 leituras

Informática MTU: entenda como recurso do roteador afeta velocidade da Internet

MTU: entenda como recurso do roteador afeta velocidade da Internet

Os roteadores são equipamentos complexos e as configurações de rede são compostas por várias opções e possibilidades, fazendo com que quanto mais dispositivos acessem sua Internet, mais complexo seja o seu tráfego. Assim, para manter a conexão sempre estável e livre de engasgos uma ferramenta chamada MTU pode ajudar. O recurso é responsável por informar o tamanho dos pacotes da sua Internet, afetando diretamente na velocidade e qualidade da conexão. 






MTU é uma sigla, em inglês, para Maximum Transmission Unit, que em português quer dizer “Unidade Máxima de Transmissão”. Este parâmetro é o responsável por dizer qual o tamanho de cada pacote de dados a ser transferido dentro de sua rede, seja ela Wi-Fi ou Ethernet.

Valores muito baixos podem deixar a sua conexão mais lenta, enquanto que valores muito altos podem acabar ocasionando perda de pacotes. Por isso, é importante saber o valor correto deste dado para que sua Internet funcione melhor.

O parâmetro MTU está dentro do protocolo TCP/IP que, por sua vez, é o conjunto de padrões responsáveis por realizarem a comunicação entre computadores em uma rede. Tal protocolo permite que os dados a serem transmitidos sejam divididos (ou fragmentados) em pacotes.

Mas o que definirá qual o tamanho máximo de cada pacote? Justamente o MTU. Para rede Ethernet, ou seja, que usam o cabo RJ-45, o valor a ser definido é de 1500 bytes. Portanto, sempre que uma informação ultrapassar os 1500 bytes, ela será dividida em mais pacotes para facilitar o seu envio.

Já em redes Wi-Fi, regidas pelo padrão IEEE 802.11, o MTU é ajustado em 1492 e funciona da mesma maneira que nas redes cabeadas. Sempre que um conjunto de dados ou instruções ultrapassarem os 1492 bytes, ele será dividido e enviado em partes.

Porém, se esta configuração estiver errada, ela pode ocasionar em vários problemas, tais como queda de Internet, diminuição da velocidade e até mesmo o não reconhecimento de alguns equipamentos, como o Chromecast. 

Como alterar o MTU em seu modem/roteador

Cada fabricante usa interfaces diferentes, por isso não temos como explicar como acessar essa configuração em cada roteador. O tutorial abaixo foi feito usando um roteador D-Link, modelo DSL-2740E. 

Passo 1. Abra o seu navegador e digite o número IP de seu roteador. Esse número pode ser encontrado no manual de instruções;

Passo 2. Entre com o nome de usuário e senha de administrador. Essa informação você também deve consultar no manual de instruções ou junto à sua operadora;

Passo 3. No painel de configuração do modem, clique em “Configuração” e depois em “Configurações da Internet”;

Passo 4. Vá na “Tabela Atual ATM VC” e clique no lápis para editá-la;

Passo 5. Vá no campo MTU e coloque o valor 1500 se você estiver em uma rede cabeada ou 1492 se você estiver em uma rede Wi-Fi.

Pronto. Assim você consegue alterar o MTU de seu roteador D-Link e evitar problemas ao usar a Internet. 

origem: http://www.techtudo.com.br/noticias/n ... locidade-da-internet.html


Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'