Enviado por: sirleimadr em 04/10/2016 130 leituras

Tecnologia CESAR realiza maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina

CESAR realiza maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina

Robôs que jogam futebol, competições de robótica, workshops e muitas atividades acontecerão entre 8 e 12 de outubro no Shopping RioMar






Nos próximos dias, Recife irá respirar ainda mais tecnologia e inovação. Isto porque, entre 8 e 12 de outubro, a capital pernambucana recebe o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, o Robótica 2016. Cerca 10 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio, universitários, pesquisadores e professores, devem passar pelo local durante os cinco dias de programação. A organização do Robótica fica por conta do CESAR, junto com a Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Centro de Informática (CIn) da UFPE, o RoboLivre, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e a RoboCup, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do SENAI.

O primeiro dia do evento é restrito para os competidores, mas já no dia 9 o público interessado poderá conferir as diversas competições que o Robótica 2016 irá promover. Conferências, palestras e workshops fechados também serão realizados, incluindo atividades com a finalidade de aproximar alunos do ensino fundamental, médio e técnico dos cientistas ligados à tecnologia e inovação na área. “Nosso objetivo é criar um ambiente para despertar em toda a sociedade o interesse pelo mundo da ciência, da tecnologia e da inovação”, explicou o superintendente do CESAR Sergio Cavalcante.

 A programação também conta com atrações como o Latin American Robotics Symposium (LARS) e o Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), que irão reunir pesquisadores e estudantes de toda América Latina para debater assuntos relacionados ao tema. Outro acontecimento bastante esperado é a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que contará com cerca de 300 crianças de todas as regiões do Brasil apresentando seus robôs autônomos. A equipe finalista da OBR se classifica para a etapa mundial, que acontece no próximo ano, no Japão.

De acordo com o superintendente do CESAR, o evento irá reunir muitos dos melhores profissionais, pesquisadores e estudantes de robótica do mundo. Cavalcante acrescenta que, nesta edição, além do grande time especializado o encontro terá atividades e exibições especiais para o público em geral - especialmente aqueles que não atuam com tecnologia e inovação. “Para os participantes será uma grande oportunidade de trocar experiências, conhecimento e aprendizado. Além disso, quem ainda não viu um robô de perto terá a grande chance de conhecer vários”, finalizou.

Competição de robôs

Robôs jogadores de futebol, que cuidam da casa, de logística, voltados à educação e outros tantos estarão reunidos no evento – incluindo o i-Zak, robô doméstico desenvolvido pelo CESAR e atual bi-campeão latino-americano. Ele irá competir na categoria @home e desempenhar atividades como auxiliar doméstico, cumprindo tarefas dentro de um ambiente caseiro e demonstrando comportamento inteligente e desenvoltura ao reconhecer objetos.

Desafio Radar

O CESAR LABS, programa de aceleração de empresas do CESAR, vem visitando empresas e indústrias da região em busca de problemas que podem ser resolvidos com a robótica. Assim, os especialistas em automação participantes do evento poderão submeter projetos de soluções para estas oportunidades. As melhores ideias serão apresentadas no palco do Robótica 2016 para uma audiência de possíveis clientes industriais e investidores, além de entrarem no processo de aceleração do CESAR LABS.

origem: http://www.segs.com.br/info-ti/35957- ... al-da-america-latina.html


Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'