CFTV: CFTV completo no Debian Sarge 3.1

Enviado por: geraymondem 02/04/2007 3970 leituras
Neste artigo explico como instalar um CFTV completo no Debian Sarge 3.1, sem complicações. É uma tradução do artigo original postada no site oficial do ZoneMinder. O meu objetivo é rodar o zoneminder com qualquer placa de captura que tenha o chipset Conexant Fusion 878A, comum praticamente em todas as placas de capturas existentes no mercado.


1-Instale o Debian Sarge 3.1 com o Kernel 2.6 (expert26) somente com o básico, nesta etapa suponho que todos saibam instalar o mesmo sem maiores problemas.


2- como root instale os seguintes pacotes através do apt-get, de forma bastante tranquila:

debian:~# apt-get install apache mysql-server libmysqlclient12-dev php4 php4-mysql make netpbm l ibssl-dev l ibjpeg62-dev libmime-perl libwww-perl libarchive-tar-perl libdate-manip-perl libarchive-zip-perl libmime-lite-perl libdbi-perl libdbd-mysql-perl libpcre3-dev g++


3-Aumente sua memória compartilhada e reboot o sistema.

debian:~# echo kernel.shmmax = 134217728 >> /etc/sysctl.conf

debian:~# reboot


4- Faça o download da versão do zoneminder 1.22.1.tar.gz ou 1.22.2.tar.gz, no caso da versão 1.22.3.tar.gz ocorre um erro com o banco de dados Mysql, portanto para evitar dores de cabeça para quem deseja algo rápido utilize os demais pacotes. Siga os passos sequintes para criar a estrutura de tabelas do zoneminder com o banco de dados Mysql.

debian:~#wgethttp://www2.zoneminder.com/downloads/ZoneMinder-1.22.1.tar.gz

debian:~# tar-xvzf ZoneMinder-1.22.1.tar.gz

debian:~# cd ZoneMinder-1.22.1

debian:~/ZoneMinder-1.22.1# ./configure --with-webdir=/var/www/zm --with-cgidir=/usr/lib/cgi-bin --with-webuser=www-data --with-webgroup=www-data

debian:~/ZoneMinder-1.22.1# mysql mysql < db/zm_create.sql

debian:~/ZoneMinder-1.22.1# mysql mysql

mysql> grant select,insert,update,delete on zm.* to 'zmuser'@localhost identified by 'zmpass';

mysql> quit

debian:~/ZoneMinder-1.22.1# mysqladmin reload

debian:~/ZoneMinder-1.22.1# make install


5- Digite no seu browser http://debian/zm você entrará no sistema automaticamente deixe as seguintes opções como abaixo;

System/ZM_AUTH_RELAY - none

Paths/ZM_PATH_ZMS - /cgi-bin/zms


6- Modifique também a opção ZM_OPT_USE_AUTH para (yes) depois você terá que logar no sistema como admin, tanto para login como para senha, depois e só você criar um novo usuario ou mudar a senha para uma segurança maior.


7- Modifique a senha do banco de dados mysql

debian:~# mysqladmin -u root password 'sua senha'


8-caso queira uma interface amigável para gerenciamento instale o phpmyadmin.

Debian:~# apt-get install phpmyadmin


9- Instale o Network Time Protocol, na qual é um protocolo que permite sincronizar (acertar)o relógio de computador.

debian:~# apt-get install ntpdate

debian:~# echo NTPSERVERS="pool.ntp.org" >> /etc/default/ntpdate


10- Para uma maior segurança instale o iptables e crie as suas regras de acordo com suas necessidades.

debian:~# apt-get install iptables


11- Para rodar o sistema com IP dinâmico utilizo o no-ip. Entre no site do no-ip e crie uma conta tipo cameras.no-ip.info, logo após você receberá uma confirmação no seu email. Instale o no-ip no Debian, com:

Debian:~# apt-get install no-ip

Configuração:

Debian:~# no-ip –C

Entre com seu email, senha, tempo [30] de update e finalize com yes, você terá o no-ip rodando no seu Debian.


12- Conclusão.

Se este artigo for sequido de forma criteriosa você não terá problemas para rodar uma placa de captura com chipset Conexant Fusion 878A em um ambiente com Debian Sarge 3.1 é claro que você deve configurar o disposito bttv (bt878) da sua placa levando em consideração o card= (?) especifico da sua placa e na internet você encontra um vasto material sobre isso, finalizando deixo bem claro que este artigo não é uma autoria minha mas sim uma tradução do site oficial do zoneminder http://www.zoneminder.com/. Meus agradecimentos ao Marcelo Peres do guia do CFTV http://www.guiadocftv.com.br/, pela qual disponibiliza inúmeros artigos relacionados ao CFTV digital. Já estou rodando o zoneminder no Slackware 11 e em breve estarei publicando este artigo, um abraço a todos que sempre me ajudaram com os diversos artigos contribuindo com o meu desenvolvimento.

Gerson Raymond
www.g2c.cjb.net