GuiadoCFTV - Portal de Informações Técnicas Sobre Sistemas de CFTV, Segurança Eletrônica, Redes e Tecnologias.

 

Nosso portal busca compartilhar a experiência e conhecimento em aplicações de CFTV, sistemas de segurança, videomonitoramento, redes de dados, controle de acesso, aplicações industriais e de missão crítica, envolvendo o projeto, desenho, solução de problemas e otimização de aplicações. Aqui você encontra Artigos, Fórum de Discuções, Glossário, Treinamento, Consultoria, Projeto, Suporte, Desenvolvimento de Aplicações Integradas, Cabeamento Estruturado, Sistemas de Segurança.

 

O GCFTV é uma empresa dedicada ao projeto, desenvolvimento e integração de sistemas eletrônicos de segurança, redes digitais, sistemas industriais, cabeamento estruturado, radioenlaces, automação e tecnologias de conectividade.

  • Artigos Técnicos Artigos
    Acesse artigos, análises, informações, cases e lançamentos de CFTV, redes, segurança e outras tecnologias.
  • Projetos Técnicos Avançados Projetos
    Projetos avançados de Circuito Fechado de Televisão de Alta Definição com topologias avançadas de redes.
  • Notícias e Lançamentos Noticias
    Noticias do setor, informações do mercado, lançamentos, projetos, pesquisas e avanços tecnologicos.
  • Treinamentos Especializados Treinamentos
    A melhor forma de atingir suas metas de crescimento é o treinamento e a aplicação do conhecimento.
  • VideoCAD - Ferramentas de Projeto de CFTV VideoCAD
    O VideoCAD é um conjunto de ferramentas avançadas para projeto de sistemas de CFTV.
  • Forum do GuiadoCFTV Forum
    Compartilhe seu conhecimento através da sua participação no principal forum nacional sobre sistemas de CFTV.
Entrar
Menu Principal
Usuários On-Line
25 usuário(s) online (1 usuário(s) navegando na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 25

mais...
Sua Conexão
End. IP : 54.90.66.237
Porta : 48183
Tag Cloud
ABESE ACC Acesso acesso remoto ADI Alarme American Dynamics Avigilon Axis Biometria CCD certificacao CFTV CFTV IP CFTV-IP CFTVCAD configuração internet Controlador Controle de Acesso Câmera Câmera IP Câmeras câmeras ip Dome DVR Eletrônica ESS Exacq fantasma Feira Fibra Óptica GCFTV Geovision Gerenciamento H.264 HD instalação Integradores intelbras internet IP IR ISC ISC Brasil Licença Megapixel Monitor Monitoramento NVR ONVIF Parceria placa de captura Plataforma Policom projeto PTZ Rede Redes Resolução roteador Rádio Segurança Segurança Eletrônica senha sensores SES Software Starter São Paulo Tecnico Tecnologia Treinamento Tutorial Tyco VideoCAD Videomonitoramento vigilância VMS Vídeo web browser
Conteúdo Pendente
Informações do Site
SPAM POISON
spam-poison
Esgotamento IPv4

Hora Correta - NTP

Newsletter
Apoio

Parceiros e Apoiadores:

Anúncios de Parceiros

Artigos >CFTV > Manutenção Preventiva e Corretiva em Sistemas de CFTV

Manutenção Preventiva e Corretiva em Sistemas de CFTV

Publicado por mpperes em 15-Sep-2009 13:00 (19053 leituras)

Jamais deve ocorrer a surpresa de descobrir que o sistema de CFTV não estava operando, quando ocorre algum evento importante. Toda a credibilidade e confiabilidade do equipamento são perdidas e o custo de recuperação de confiança do cliente será bastante grande.

Por este motivo a manutenção dos sistemas de CFTV deve ser uma das principais preocupações do instalador e do usuário.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva deve ter uma respostas rápida e solução completa, pois é a segurança do cliente que está em jogo. Por isso deve ser dada como prioridade sobre a manutenção preventiva. O cliente pode ajudar neste sentido informando o tipo de problema apresentado, para que o técnico de manutenção possa ser enviado levando equipamentos, acessórios e ferramentas adequadas.

Manutenção Preventiva

Embora a maioria dos sistemas iniciarem fornecendo resultados excelentes, a qualidade da imagem pode decair radicalmente alguns meses depois. Isto não deve ser uma regra. Um modesto programa de manutenção preventiva pode assegurar que o sistema continuar᠍á a fornecer a mesma qualidade e desempenho do dia em que foi instalado. Deve-ser ter um agendamento prévio das visitas que serão feitas entre 3 e 6 meses de acordo com o tipo de cliente, onde serão feitos testes completos de funcionamento, gravação, reprodução e resposta. Devem ser trocados conectores em mau estado, os equipamentos devem ser limpos e lubrificados, deve ser retirada qualquer sujeira ou poeira acumulada, deve-se verificar a existência de mau contato no cabeamento e conectores, deve-se verificar se os operadores estão aptos a trabalhar com os equipamentos. Deve ser preenchida uma planilha e assinada pelo técnico e pelo responsável pelo local.

Análise Correta

    Os sistemas de CFTV são vistos como "equipamentos livres de manutenção", e possivelmente por não existirem partes móveis. Mas na prática isto está bem longe da verdade. De qualquer forma existem diversos procedimentos que podem ser feitos para manter um sistema de CFTV na sua melhor condição. Um lista de itens a serem analisados pode fornecer uma ideia do tempo a ser gasto no local. Podendo ainda servir como um documento de verificação para o cliente. Além disso deve ser elaborada uma agenda de manutenção periódica e a mesma deve ser seguida a risca.

 

Avaliação do Contrato

Existem alguns custos que normalmente não são levados em conta na elaboração de contratos de manutenção. Algumas situações a serem levadas em consideração:

 

  • É necessário algum tipo de resposta especial aos eventos monitorados?
  • O cliente requer um back-up 24 horas das imagens?
  • O local requer uma supervisão da operação?
  • A sala de controle possui um sistema de controle de acesso para garantir que somente pessoas autorizadas acessem o local?
  • O local requer dispositivos/procedimentos especiais de segurança (ex. plataformas eletroquímicas)?
  • Serão disponibilizadas peças de reposição de prontidão (Equipamentos de Back-up)?
  • O local esta sujeito a sujeira, agentes da natureza, ou elementos alheios ao funcionamento normal dos equipamentos que possam desgastar qualquer parte eletrônica ou mecânica do sistema?
  • Serão necessários componentes extras de manutenção para dispositivos como time-lapses, DVR's, movimentadores, ou outros equipamentos?
  • O contrato irá cobrir todos os itens? (ex. Quantas visitas de manutenção serão cobertas? Qual o período de implantação do sistema?)
  • Existe alguma cláusula excluindo danos provocados por descargas elétricas ou agentes da natureza?
  • Existe a perda de garantia por mau uso? Os prazos estão bem definidos?

 

Marcelo Peres
Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br


Navegue pelos artigos
Prévia do artigo VideoCAD - Software para Projeto de sistemas de CFTV CCTV Design Tool Próximo artigo
avaliação 0.00/5
avaliação: 0.0/5 (0 votos)
Os votos estão desabilitados!
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
tomaz
Publicado em: 27-10-2009 17:06  Atualizado: 11-01-2013 17:04
Iniciante
Usuário desde: 18-05-2007
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2
 Re: Manutenção Preventiva e Corretiva em Sistemas de CFTV

 

Prezado Marcelo e amigos do guia do CFTV.

 

Com relação a manutenção preventiva, acredito ser muito importante todo o mapeamento do sistema com os seguintes requisitos quando possível na sua totalidade:

1:   Planta do local;

2:   Planta com os pontos das câmeras e dos equipamentos;

3:   Planta com o caminho do cabeamento;

4:   Não tendo planta crie um Croqui através do VideoCAD (http://www.guiadocftv.com.br/modules/ ... nloads/viewcat.php?cid=11) ou outra ferramenta que possua;

5:   Relacione e monte um planilha no BRoffice (muito bom);

6:   Tire prints screen de todas as câmeras a cada visita realizada;

7:   Caso o cliente permita tire fotos de todos os pontos das câmeras, das câmeras e dos equipamentos;

8:   Tenha todos os manuais, folders, datasheet armazenados;

9:   Registre todos os nomes das pessoas por parte da sua empresa e do cliente;

10:   Com todos os itens acima, Você tem o material necessário para criar um "As Built" ou "Como foi feito", desta maneira, você tem todo o histórico de instalação dos seus clientes, no qual o auxiliará em todas as manutenções tanto corretiva quanto a preventiva, e tem a possibilidade de utilizar como um produto diferenciado para os seus projetos e se possível até a venda desta documentação ao seu cliente.

 

Um grande abraço a todos.

Antonio Carlos Tomaz Junior.

 





Em destaque!

Neste Artigo abordaremos um resumo das principais características e configurações necessárias para conectar com um equipamento de rede....

A tecnologia digital foi introduzida nos sistemas eletrônicos a partir dos anos 70, mas foi realmente a partir dos anos 90 que os sistemas digitais começaram a tomar conta dos mais diversos segmentos da indústria de...

Nesta tabela são mostrados os recursos e funcionalidades presentes nas três edições do software VideoCAD.

O VideoCAD Starter é uma ferramenta de software para projeto básico de CFTV, com modelagem 3D, fácil utilização e baixo custo.

Com o objetivo de auxiliar usuários, técnicos e instaladores, na configuração e ajustes iniciais de câmeras IP, apresentamos uma lista com as informações de nome de usuários, senhas e...

Tópicos

Redes e TCP-IP

Neste Artigo abordaremos um resumo das principais características e configurações necessárias para conectar com um equipamento de rede. Veremos aplicações para DVRs, Placas de Captura, Câmeras IP e Web...

Mais:

Lista de Senhas e Endereços Padrões de Câmeras IP

Com o objetivo de auxiliar usuários, técnicos e instaladores, na configuração e ajustes iniciais de câmeras IP, apresentamos uma lista com as informações de nome de usuários, senhas e...

Geovision lança versão V8.3.2

A GeoVision anunciou o lançamento da versão V8.3.2 com suporte a dispositivos IP H.264. A nova versão suporta novos dispositivos como a Speed GV-Dome IP H.264, Servidor de Vídeo GV- H.264, e os smartphones iPhone e iPod...

Mais:

BarraShopping implementa sistema de CFTV para estacionamento

Em operação desde 1981, o BarraShopping é pioneiro no uso de sistemas de monitoramento por vídeo. Para acompanhar as novas necessidades operacionais, adquiriu, no final de 2009, sistema de CFTV com imagens digitais de alta...

Mais:

Redirecionamento de Portas

Neste artigo descreveremos o processo básico de configuração do direcionamento de portas de uma forma genérica, explicando inicialmente o que é Redirecionamento de Portas ou simplesmente Direcionamento de Portas, seu...

Mais:

Feiras de Segurança: ISC Brasil 2008

Entre os dias 18 e 20 de junho de 2008 será realizada a ISC Brasil 2008, que é um dos eventos mais importantes do mercado de segurança eletrônica em nosso país. Veja neste artigo algumas informações sobre...

Mais:

Avigilon Control Center

Avigilon (http://avigilon.com/) é um fabricante canadense de sistemas de vídeo sobre IP de alta definição (HD), tem sua origem em áreas de pesquisa médica. Seu sistema diferencia-se um pouco das demais...

Mais:

SP chega a um milhão de câmeras de segurança

O cálculo é da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), com base nas vendas em 2009.

Feeds de Notícias

Enquetes

Qual o tipo de sensor de imagem das câmeras que você utiliza?
CCD 66% (68)
CMOS 15% (16)
Algumas usam CMOS outras CCD 17% (18)
Total de votos: 102
Esta Enquete encerrou em 31-03-2014 23:59
Comentários?

Curtir no Facebook

QR-Code desta Página

QR Code para acessar esta página

Pesquisar

Google Pesquisa Personalisada

Anúncios Relacionados

Outros Artigos

Em operação desde 1981, o BarraShopping é pioneiro no uso de sistemas de monitoramento por vídeo. Para acompanhar as novas necessidades operacionais, adquiriu, no final de 2009, sistema de CFTV com imagens digitais de alta resolução, para monitoramento das áreas de Estacionamento. Implementado pela MCR Sistemas, o sistema é baseado em equipamentos Pelco, fornecidos pelo Grupo Policom®.

Parceiros

Destaque

Pesquisar artigos

Palavras-chave
Categoria
Nome do autor