Trabalhando com Endereço IP Dinâmico  Informática  Eng° Marcelo Peres  27-Nov-2005 00:00  0  29691 leituras

Serviços de DNS Dinâmico - DDNS

O que é endereço IP dinâmico e como utiliza-lo para disponibilizar uma conexão permante?

Por: Marcelo Peres (mpperes@guiadocftv.com.br)

O que é IP Dinâmico?
Todos os computadores (ou redes) conectados a internet possuem um número de identificação: é o endereço IP formado por 4 octetos, como por exemplo 200.175.72.19, que é o endereço IP da minha conexão atual. No caso de servidores Web, este número é fixo e os responsáveis em converter o endereço que você conhece (www.domínio.com.br) no seu respectivo número IP são os servidores de DNS (Domain Name Server ou servidor de nomes de domínio). Os servidores DNS formam uma rede, onde um se atualiza a partir do outro, o que faz com que demore em média 24 horas para uma mudança no endereço IP do seu servidor chegar a (quase) todos os usuários.

Em alguns tipos de conexões a internet os endereços IP são fixos e em outros dinâmicos, ou seja no IP fixo o IP é disponibilizado e não é mais alterado. Já no IP dinâmico existe uma tabela de atualização que quando ocorre modifica o endereço IP da conexão. As conexões com IP fixo são bem mais caras que as conexões com IP dinâmico, mas em compensação são bem mais estáveis e confiáveis. De qualquer forma em grande parte das aplicações devido ao custo teremos que utilizar um IP dinâmico, ou seja, ele muda cada vez que conectamos a internet ou na troca de tabela do servidor. Esse numero, para nós, é atribuído através de um servidor DHCP. Mesmo que você conecte e nunca mais desligue o seu micro, esse número vai expirar no servidor DHCP e um novo número será atribuído automaticamente. Se você possui um Câmera IP, DVR, Placa de Captura ou computador que precisa ser acessado remotamente então vai ter o problema de ter de descobrir o endereço IP atual da sua conexão, que é um processo relativamente simples, limitado apenas pelo fato da necessidade de ter alguém no local para verificar o endereço IP em um dos micros da rede. Isso pode ser feito entrando no prompt do MS-Dos e digitanto winipcfg no Windows 95, 98 ou ME ou ipconfig no Windows NT, 2000 ou XP.
Como nem sempre terá alguém disponível para isso então estamos diante de um problema...

Mas felizmente foram criados os serviços de DNS Dinâmico ("dynamic DNS"), que são sistemas de sites que possuem um pequeno aplicativo que fica informando de tempos em tempos o endereço IP atual e atualizando automaticamente o redirecionamento. Você faz o cadastro e recebe um endereço no estilo "seu-nome.alguma-coisa.com" que aponta sempre para seu endereço IP atual.

Um que testei e tem funcionado bem é o http://www.no-ip.com eles oferecem um plano gratuito, onde basta preencher o cadastro, onde você fornece um endereço de e-mail para contato e escolhe o nome do seu domínio.

Depois é só ir na seção de downloads e baixar o update cliente. Estão disponíveis versões para Windows, Linux e OS X. Ele deve ficar sempre aberto, e a atualização do IP é feita de meia em meia hora ou sempre que você abrir o programa. Se você compartilha a conexão em sua rede entre vários micros, não é necessário mantê-lo instalado no servidor, basta mantê-lo ativo em qualquer um dos micros da rede interna para que ele faça seu serviço, mas é importante que fique ativo no maior periodo possível.

Em alguns casos, como por exemplo no Speedy da Telefonica, ou ADSL Turbo da Brasil Telecom a porta 80 padrão, junto com algumas outras portas são bloqueadas, justamente para dificultar o uso de servidores. Neste caso você deve configurar o seu servidor ou modem para utilizar uma porta diferente (1080 por exemplo) e orientar os visitantes a incluírem a porta no endereço, como em:

http://seu-nome.no-ip.info:1080

Existem atualmente alguns modelos de Modems ADSL que já possuem a função de DNS Dinâmico (DDNS) Integrado, neste caso não é necessário nem instalar o cliente em nenhuma máquina da rede pois o próprio modem já se encarrega do trabalho, e isto é uma ótima opção para reduzir os riscos de perda de funcionalidade do serviço de DDNS, pois nesse caso o serviço não vai depender de uma estação da rede para funcionar.

Outros serviços de DNS Dinâmicos também disponíveis:

http://www.da.ru
http://www.dyndns.org
http://hn.org
http://www.thefreecountry.com/webmaster/freedns.shtml
http://www.myip.org
http://www.dyndsl.com
http://www.dnsexit.com
http://dns2go.com

Existem ainda algumas placas de captura no mercado que possuem um servidor próprio destinado ao direcionamento de DNS dinâmico, recebendo a comunicação do cliente e atualizando no servidor cada troca de Endereço IP. Para isso busque maiores informações junto ao seu fornecedor ou coloque sua dúvida no forum.


Em um próximo artigo estaremos falando sobre as portas e conexões TCP/IP e sua importância na utilização de Câmeras IP, DVRs, Placas de Captura ou computadores com acesso remoto.


Sobre o Autor
Marcelo Peres - Guia do CFTV

Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro de revisão no texto?
Escreva para mim: mpperes@guiadocftv.com.br
avaliação 2.59/5
avaliação: 2.6/5 (44 votos)
Ver este arquivo em formato PDF Impimir arquivo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.


Anúncios

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Anúncios

Pesquisar nos Fóruns

Pesquisa Avançada

Anúncios

Conteúdo Correspondente


style="display:block"
data-ad-format="autorelaxed"
data-ad-client="ca-pub-6290776660462717"
data-ad-slot="7712548665">

Facebook


Anúncios

Anúncios

Design por: Angelo Rocha