Uma das tradições de início de ano é escrever sobre as tecnologias que prometem impactar o setor de segurança durante os próximos meses. Decifrar o futuro nunca é uma tarefa fácil e na medida em que novas tecnologias e recursos serão cada vez mais importantes a longo prazo, o que nos interessa particularmente é observar aquelas que, a curto prazo, já começam a agregar valor.

Para 2019 observamos que essas tecnologias são as extensões das mesmas que identificamos no ano anterior e que se estabeleceram como oportunidades para o próximo ano – e isso é ótimo – de maneira cada vez mais útil para a indústria e, claro, consumidores.

1 – Inteligência Artificial

Para os mais céticos a Inteligência Artificial (AI) aparece como uma promessa que nunca se concretiza, mas o progresso difere de indústria para indústria e de aplicação para aplicação. Na indústria de segurança eletrônica, o deep-learning é utilizado principalmente para analíticos de vídeo, mas a tecnologia estará presente em muitas outras aplicações e produtos no futuro. Uma das tendências em infraestrutura de rodovias, por exemplo, é o uso de analíticos de vídeo para Detecção Automática de Incidentes (DAI). Tradicionalmente, isso se dá tendo como base algoritmos fixos. A novidade para este ano é que, com o deep-learning, essa capacidade de análise de tráfego alcançará um novo patamar: a capacidade de detecção será constantemente atualizada, o que aumenta a precisão dessa ferramenta.

2 – Cloud e Edge Computing

Poucas organizações na esfera pública ou privada ainda não utilizam a Nuvem em algum nível. Pelo contrário, muitas delas já transferiram toda a infraestrutura para um modelo baseado em nuvem – ou seja, centralizados em um ou mais data centers. No entanto, mesmo que mais data centers com capacidade cada vez maior sejam criados, o aumento exponencial do volume de dados pode se tornar esmagador. E esse cenário é particularmente crítico em áreas como vigilância por vídeo, onde as demandas de dados ainda são significativas.

3 – Cibersegurança

A segurança contra ataques cibernéticos é relativamente nova. Por muitos anos, a segurança física era analógica. As equipes de TI pouco se preocupavam com as câmeras. No entanto, com a popularização do videomonitoramento digital, a situação mudou e exige novas adequações dos profissionais do mercado – como se observará mais intensamente este ano.

4 – Tecnologias inteligentes para beneficiar o meio ambiente

Os analíticos de vídeo já são utilizados como ferramenta de planejamento operacional pelas organizações que buscam melhorar a eficiência de energia nos escritórios, com os benefícios positivos subsequentes para o meio ambiente. Um dos exemplos é o uso, em escritórios, de câmeras dotadas de inteligência para identificar a quantidade de pessoas no ambiente e regular o ar-condicionado a partir desse dado.

5 – Integração entre sensores para respostas inteligentes

Individualmente, os sensores, podem trazer benefícios significativos. No entanto, a principal tendência para 2019 será a combinação e integração entre diversos sensores para estimular ações “inteligentes”. Por exemplo, em uma cidade inteligente, uma câmera poderá, já este ano, identificar que um veículo acaba de estacionar em local proibido, e acionar automaticamente um alto-falante com uma mensagem pré-gravada alertando o motorista sobre a infração. Caso o carro permaneça no local, a central de controle poderá receber um alerta com informação visual do veículo e aplicar uma penalidade.

Paulo SantosGerente de soluções da Axis Communications

Origem: Administradores.com

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Comentários