A troca excessiva de informações digitais pode ter consequências, principalmente nas redes sociais.

Com o avanço das tecnologias, que trouxeram maior facilidade de compartilhamento de informações, velocidade e interatividade entre os usuários, também houve um aumento de ataques cibernéticos, como recentemente o caso do Collection #1, no qual endereços de e-mails de 773 milhões de pessoas e mais de 21 milhões de senhas foram vazadas na internet.

A troca excessiva de informações digitais pode ter consequências, principalmente nas redes sociais. É por isso que é aconselhável limitar o acesso ao que outras pessoas podem ver, revisar as permissões concedidas com certa regularidade e configurar as opções de privacidade disponíveis em cada uma das redes sociais. Nesse sentido, o mais seguro é sempre evitar publicar o que você não gostaria que o público visse.

Por isso, é essencial manter hábitos de segurança da informação para que se possa aproveitar a tecnologia com mais tranquilidade. Abaixo, listei as atitudes que um usuário não pode deixar de tomar para ficar seguro online:

1- Realize backup das informações mais importantes de forma regular

2- Não compartilhe ou envie arquivos antes de verificar se são seguros

3- Atualize as senhas e utilize autenticação de dois fatores

4- Atualizar dispositivos

Todo o cuidado com as informações que divulgamos ou repassamos é imprescindível para nos manter seguros. Além disso, pense como um cibercriminoso: as informações que você compartilha podem ser usadas contra você? Caso a resposta seja sim, melhor não compartilhar.

Camillo Di Jorge – Country manager da fornecedora de soluções de segurança ESET no Brasil

Origem: Olhar Digital

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Comentários