Mercado aquecido, principalmente no Nordeste, influencia decisão de P&D e de negócios da empresa

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 83% dos 1,5 milhão de novos usuários de banda larga em 2018 são clientes de provedores regionais de Internet (ISP). O dado mostra a força do mercado e, por isso, a Intelbras vem focando no desenvolvimento de tecnologias para atender as necessidades do segmento.

“Estamos há onze anos no mercado de redes e nos focamos nos ISPs desde então, primeiro com os modems, depois com os rádios wireless”, lembra Jorge Flexa, analista de Mercado da Intelbras. “Hoje, o carro-chefe é a fibra óptica, onde nosso P&D (pesquisa e desenvolvimento) está mais focado.”

Como destaque, Flexa cita o lançamento de modelos de OLTs (concentradores de interface de dados) que permitem a conexão direta da fibra na rede wireless. O número de provedores que usam fibra óptica passou de 49% em 2014 para 78% em 2017, em um mercado de 6,6 mil ISPs no País.

O analista ainda diz que a tendência é o aumento da banda de Internet no cliente final, por isso a Intelbras também vem lançando roteadores mais fortes, como o Mesh Twibi Fast e Giga. A estratégia é oferecer aos provedores mais que apenas equipamentos GPON/EPON e apresentar possibilidades de aumento de rentabilidade.

Crescimento do Nordeste

Só na região Nordeste, 83% dos ISPs utilizam fibra, o que mostra a força do mercado no Brasil. “A maior oportunidade está no Nordeste. Sul e Sudeste têm um mercado tradicional, mas o Nordeste, e também o Norte, vêm puxando a demanda e fazendo a indústria focar na região”, afirma.

Por isso, a Intelbras tem oferecido aos ISPs de todo o País, linhas de crédito diferenciadas através de canais ou mesmo atendimento direto, quando se fala de provedores com maior número de clientes e, consequentemente, maior demanda de produtos. “Nossos OLPs nacionais são os produtos mais interessantes para ISPs também, pois podem entrar na política pública do Finame/BNDES”, lembra.

Origem: Intelbras

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

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