Ícone do site GuiadoCFTV

ActiveX em CFTV

ActiveX em CFTV

Listen to this article

Publicado por mpperes em 09-Jan-2007 14:10 (22682 leituras)

Através do ActiveX é possível ao sistema ter acesso ao disco, DMA, componentes de hardware, proporcionando funções avançadas e altamente interessantes ao sistema de CFTV, no nosso caso. Porém a habilitação do ActiveX também é um risco muito grande para um usuário desavisado e um sistema desprotegido, pois pode dar acesso quase que completo a cavalos de Troia, vírus, sites e scripts maliciosos, entre outros riscos.

ActiveX em CFTV

ActiveX, também conhecido por Component Object Model (COM), é um conjunto de tecnologias de software criado pela Microsoft para facilitar a integração entre diversas aplicações. Atualmente esta tecnologia está sendo substituída pelo .NET (também da Microsoft).

O ActiveX é um componente da Microsoft que habilita funções avançadas de acesso a conteúdo interativo via web. Com o ActiveX, as páginas da Web podem incluir conteúdo multimídia, programas interativos, além de de permitir a aplicativos acesso a funções avançadas de vídeo, áudio, memória e processamento. Outra grande vantagem do ActiveX é que torna a programação e desenvolvimento de aplicativos muito mais fácil de ser implementada. O ActiveX fornece ao sistema os recursos de programação necessários para suportar e rodar estes aplicativos avançados.

É a evolução da tecnologia OLE para a utilização de Páginas e Scripts Ativos. Foi por vários anos uma das tecnologias mais utilizadas para o controle de componentes avançados de áudio e vídeo, mas recentemente após perder um processo sobre patentes a Microsoft anunciou o fim do suporte nativo do Internet Explorer ao ActiveX, esta alteração já está presente a partir do WindowsXP SP2.

Dessa forma os controles ActiveX não são mais componentes internos do Internet Explorer e devem ser carregados e ativados pelo comandos APPLETEMBED, ou OBJECT dentro das páginas do Web Server. De qualquer forma o suporte aos Controles ActiveX ainda possuem plena compatibilidade com o Internet Explorer, mas agora é necessário “ativar” e “instalar” os componentes assim como é feito para o suporte de arquivos do Flash, QuickTime ou Real Player antes de poder rodar os comandos. Assim o acesso completo aos recursos somente será disponibilizado após o carregamento dos componentes, ativados manualmente pelo usuário. É possível configurar o navegador para ter um acesso direto e instalar automaticamente os componentes como veremos adiante.

Quando é acessada uma página com tecnologia ActiveX, é feito o direcionamento automatico para o download do controle activeX que permitirá ao aplicativo acessar os recursos do sistema. Uma das características do ActiveX é a sua presença na programação no lado do servidor e no lado do cliente, embora existam diferenças no uso em cada um desses casos.

No Lado do Cliente:

São pequenos programas que podem ser incluídos dentro de páginas web e servem para realizar ações de diversas naturezas. Por exemplo, existem controles ActiveX para mostrar um calendário, para implementar um sistema de FTP, etc, além é claro de aplicações para controle de CFTV, visualização de imagens ao vivo ou gravadas, controle de câmeras móveis, etc..

São similares aos Applets Java no funcionamento, porém uma diferença fundamental é a segurança, pois um Applet de Java não poderá adquirir privilégios para realização de ações maléficas (como apagar o disco rígido) situação essa que seria possível com os controles ActiveX, que podem adquirir permissões de administrador para fazer praticamente ação no sistema.

No Lado do Servidor

No caso de servidores IIS (Servidores Windows), também existem controles ActiveX no lado do servidor e os programadores da linguagem ASP certamente os utilizam frequentemente, de várias maneiras, como por exemplo, quando é realizada uma conexão com uma base de dados, está sendo utilizando um controle ActiveX do servidor.

Desenvolvimento de Controles ActiveX

Os controles ActiveX se desenvolvem com as linguagens de programação da Microsoft para a criação de aplicações Windows, como por exemplo o Visual Basic Script ou Visual C++. A descrição destas linguagens foge ao escopo deste artigo, assim como a explicação do método de desenvolvimento, porém o que nos cabe assinalar é que existem muitos controles ActiveX tanto do lado do servidor como do cliente, que já desenvolvidos e que podem ser incluídos facilmente em aplicações Web dinâmicas. Esta é uma das tarefas e desafios dos desenvolvedores e fabricantes de sistemas de CFTV digital.

Compatibilidade dos Controles ActiveX

Os controles ActiveX são componentes exclusivos para o Internet Explorer, outros browsers como Mozilla, Opera ou Netscape não conseguirão rodar estes componentes. Os navegadores alternativos somente rodarão componentes ActiveX especificamente desenvolvidos de acordo com as suas tecnologias e recursos. Mas na prática atualmente temos uma compatibilidade mínima ou quase nula do ActiveX com outros browsers que não sejam o Internet Explorer. Por isso normalmente as aplicações de acesso a DVRs, PC com Placa de Captura, Web Servers e Câmeras IP baseados em navegador (browser) serão normalmente otimizadas para o Internet Explorer, sendo mais restrito o número de equipamentos compatíveis com outros navegadores. Alguns sistemas oferecem o suporte a navegadores alternativos porém com recursos mais limitados do que quando utilizando o Internet Explorer.

Em todo o caso é compreensível esta maior compatibilidade e acesso as funções do sistema operacional por parte do navegador Internet Explorer, uma vez que as equipes de desenvolvimento estão dentro do núcleo da Microsoft, podendo interagir e compartilhar informações entre sí, além de possuírem o acesso completo aos códigos fonte do sistema operacional e do navegador. Desta forma o Internet Explorer leva uma vantagem incomparável em relação aos navegadores alternativos. Por outro lado apesar das limitações em termos de recursos de acesso ao ActiveX, muitas vezes os navegadores alternativos apresentam um maior nível de segurança, melhor velocidade e maior proteção para a navegação web.

Acesso aos Controles ActiveX

Como vimos, por questões de segurança nas versões atuais do Internet Explorer é necessário habilitar o acesso aos controles ActiveX, através da configuração do navegador, dessa forma será possível a instalação dos componentes permitindo o acesso completo as funções de rede do dispositivo de CFTV. Caso o acesso aos controles não esteja habilitado as imagens e o acesso ao dispositivo será limitado ou não permitido, resultando numa em falhas no acesso e não visualização das imagens.

Para Habilitar o ActiveX:

– Abra o Painel de Controle a partir do menu Iniciar do Windows

ActiveX em CFTV

– Clique em Opções da Internet

– Na janela de Opções da Internet clique na aba Segurança.

ActiveX em CFTV

– Na aba Segurança, na parte de baixo clique em Nível Personalizado.

ActiveX em CFTV

Dentro da Janela de Configurações de Segurança no Nível Personalizado, Role o cursor até o ítem Plug-ins e Controles ActiveX. Configure as seguintes opções:

Aviso automático de Controles ActiveXAtivar
Fazer o download de controles ActiveX assinados: Ativar
Fazer o download de controles ActiveX não assinados: Avisar
Executar controles ActiveX e plug-ins: Ativar
Controles de script ActiveX marcados como seguros para execução de scripts: Ativar
Inicializar e executar scripts de controles ActiveX não marcados como seguros: Avisar

Após as alterações no nível de segurança é necessário reiniciar todas as instâncias (Janelas) do Internet Explorer, para que as novas configurações tenham efeito.

Se após as configurações indicadas ainda assim não for possível carregar os controles ActiveX, será necessário acessar a opção Redefinir Configurações Personalizadas modifique a caixa de seleção Redefinir Como para nível Baixo e depois clique em Redefinir.

Após a ativação do nível como baixo, Clique em Ok na Janela de Configuração de Segurança. Então clique no botão Ok na janela de Opções de Internet para voltar ao navegador.

Está é apenas uma indicação de configuração, feita em relação aos principais equipamentos e sistemas do mercado com acesso remoto baseado nos Componentes ActiveX, porém de acordo com as configurações de acesso a scripts e controles ActiveX, podem existir diferenças conforme o modelo do sistema e o fabricante. O ideal é verificar o manual do equipamento e ajustar as configurações conforme as indicações e recomendações do suporte do próprio fabricante ou distribuidor.

Sobre o Autor:

Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim: mpperes@guiadocftv.com.br

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/ActiveX
http://en.wikipedia.org/wiki/ActiveX
http://msdn.microsoft.com/workshop/co … ex/activex_node_entry.asp
http://www.criarweb.com/artigos/231.php

Sair da versão mobile