Ícone do site GuiadoCFTV

Feiras de Segurança: Exposec 2008

Listen to this article

Se você está entrando no mercado de segurança a participação ou visitação em uma das feiras de segurança é uma oportunidades para conhecer seus fornecedores ou ampliar sua rede de contatos, ter um contato direto com fabricantes e desenvolvedores, conhecer as novidades do setor em termos de tecnologias e tendências, além de ter acesso a uma série de palestras e eventos voltados a área de segurança.

Normalmente entre os meses de maio e junho ocorrem as principais feiras de segurança do setor, sendo as mais importantes a Exposec e a ISC-Brasil, Neste artigo faremos uma breve descrição e daremos algumas informações sobre a Exposec, além de algumas dicas para ter um melhor aproveitamento desse evento.

Entre os dias 27 e 29 de maio de 2008, ocorrerá em São Paulo a Exposec, que é um dos maiores eventos da área de segurança eletrônica da América Latina, onde ocorrerão uma série de eventos, além da feira de equipamentos, na qual os principais fabricantes, distribuidores e integradores do mercado nacional e muitos do mercado internacional estarão expondo suas tecnologias e produtos.

A Exposec está em sua décima primeira edição, contando com um crescimento bastante acelerado, acompanhando o segmento de segurança eletrônica no Brasil, segundo informações da ABESE a feira teve em 2007 uma participação por volta de 380 expositores e 25.000 visitantes, ocupando uma área de aproximadamente 20.000 metros quadrados.

A feira cobre praticamente todos os setores da área de segurança eletrônica, incluindo: Segurança eletrônica, Circuito Fechado de Televisão, Bases de monitoramento, Alarmes e Detecção Perimetral, Controle de acessos, Detecção de Incêndio, Vigilância, Transporte de valores, Consultoria, Armas, Viaturas e Blindados, Cofres, Segurança na informática, Radiocomunicação, Segurança Patrimonial, Entidades, Mídias do setor, entre outros.

A maioria das informações desse artigo você poderá consultar no próprio site da feira (www.exposec.tmp.br) ou no site da ABESE (www.abese.org.br).

Veja o site da feira:
www.exposec.tmp.br

A feira será realizada no Centro de Convenções Imigrantes, que fica na Rodovia dos Imigrantes, km 5. Se você não conhece a região ou não está habituado ao transito do local, uma dica é usar o Google Maps para verificar a localização e preparar um roteiro de melhor caminho. Veja o mapa abaixo:


Exibir mapa ampliado

Ou Acesse o link para o mapa da região:

Google Maps

Com essa ferramenta você também poderá verificar o melhor caminho, distâncias e referencias.

A visitação da feira é aberta ao público em geral e gratuita, sendo o horário de visitação das 13hs às 20hs. Normalmente os dias mais movimentados são o primeiro e o último dia, assim como os horários mais concorridos são os horários iniciais e final de tarde e inicio da noite.

Veja no link abaixo a planta da feira, onde é mostrado o mapa com todos os estandes e expositores, assim como orienta a localização dos auditórios, praça de alimentação, acessos, etc.

http://www.cipanet.com.br/feiras/exposeg/planta2.asp

A Exposec oferece ainda uma série de palestras gratuitas realizadas pelos expositores, as quais tem uma duração de 1 hora abrangendo diversos produtos, tecnologias e assuntos relacionados a área. Veja informações no link:

http://www.feirasnacipa.com.br/exposec/palestras_gratuitas.asp

Simultaneamente a feira, ocorrerão também, uma série de eventos paralelos, entre feiras, congressos e fóruns. Clique nos links abaixo para maiores informações:

IV – CIS Congresso Internacional de Segurança Eletrônica
http://www.abese.org.br/cis2008/

Cobrase – Congresso Brasileiro de Segurança Empresarial
http://www.pacin.com.br/_scripts/congresso44.asp

IV Fórum de Gerenciamento de Crises: Prevenindo Crises
http://www.pacin.com.br/_scripts/forum4.asp

MAGNUM SHOWS 2008 – Feira Internacional de Armas, Munições, Cutelaria e Acessórios
http://www.feirasnacipa.com.br/magnum/default.asp

Planejando a Visitação

Para um melhor aproveitamento da feira o ideal é fazer um planejamento da visitação, pois durante o evento muitas vezes perdemos o foco pelos destaques oferecidos. Além disso, devemos estar preparados fisicamente pois pode ser bastante cansativo, dadas as dimensões do local e do evento. Para esse planejamento seguem alguns tópicos:

Organize qual seus principais objetivos na feira.
Qual produto você está buscando? Qual o principal segmento de interesse? Qual empresa você tem que visitar prioritariamente? Quais profissionais você encontrará? Quais as tecnologias a serem estudadas e conhecidas?

Com estas perguntas e com base nas informações do site da feira monte um cronograma de visitação, anote perguntas a serem feitas aos fornecedores, incluindo os principais detalhes a serem verificados, política de atendimento, interesse do fornecedor, etc. Faça uma listagem dos expositores por ordem de importância e vá seguindo sua ordem, aproveitando também a proximidade física entre os estandes. De posse dessa programação, siga seu roteiro nos primeiros dias da feira. Dessa forma você aproveitará melhor o tempo e eventualmente terá oportunidade de conhecer os demais expositores e setores da feira, com seus objetivos já cumpridos, além disso terá outras oportunidades de visitar novamente as empresas mais interessantes caso necessário.

Outro detalhe importante é o foco nas propagandas e informativos. Evite pegar tudo o que é entregue na feira, faça uma filtragem rápida ao receber um folder ou prospecto, se você não tem interesse no material que lhe foi entregue, devolva ao expositor. Dessa forma você irá carregar somente o que é realmente interessante para você, com essa atitude ecológica evitará o desperdício de papel e impressão, além de reduzir os custos do expositor, pois este material poderá ser entregue a outra pessoa que realmente vá utiliza-lo. Além disso você estará economizando tempo que seria gasto na classificação e descarte posterior do material.

A alimentação também é muito importante, existem alguns restaurantes dentro do parque de exposições, porém como as opções são poucas, quase sempre ficam lotados nos horários das refeições. Evite o período de maior fluxo nos restaurantes, normalmente entre a 12hs e 14hs. Faça refeições leves e cuide da sua hidratação, tomando bastante água mineral. Muitos expositores oferecem bebidas e aperitivos, inclusive bebidas alcoólicas, mas tome cuidado para não exagerar. Algumas empresas ainda realizam festas Vip para seus clientes, no período da feira, normalmente selecionando os participantes de acordo com os volumes de compra ou melhor relação de amizade.

Tire suas impressões quanto aos expositores, analise o atendimento, os melhores produtos, informações gerais. Tenha em mente que durante a feira possivelmente não haverá tempo suficiente para verificar maiores detalhes, como preços, informações técnicas especializadas, ou ter um atendimento mais personalizado. Aproveite da melhor maneira pois o tempo é curto. Será uma oportunidade para tomar conhecimento das tendências de mercado, tecnologias futuras, produtos, aplicações e serviços disponibilizados no mercado.

Tenha um certo cuidado quanto ao luxo, ostentação e tamanho dos estandes, nem sempre os maiores estandes são as melhores ou maiores empresas, assim como nem sempre os menores estandes são empresas menores ou piores. Obviamente muitos gigantes são realmente aquilo que demonstram, mas muitas vezes ótimos distribuidores e fabricantes, optam por investir menos na feira e mais no atendimento, e assim por diante. Cuidado também, para não se iludir com brindes nem com promessas vazias. Algumas empresas as vezes fazem grandes investimentos na feira para mostrar uma situação que nem sempre indica a verdadeira realidade da empresa. Mas independente do tamanho ou luxo do estande, da beleza das modelos que estiverem na recepção do estande, o importante é encontrar empresas sérias e que estejam dispostas a atende-lo da melhor maneira possível, formando uma verdadeira parceria. Dessa forma, muitas vezes a feira acaba sendo uma excelente oportunidade para estreitar ainda mais as relações com seus fornecedores atuais e quem sabe iniciar as tratativas para fornecedores eventuais ou fornecedores de outras tecnologias e produtos.

Apesar das grandes feiras de segurança ocorrerem apenas em São Paulo, vale a pena o investimento na visitação, pois são eventos singulares no mercado, realmente necessários para quem quer participar ativamente deste mercado. Eu vou estar lá e se quiserem me conhecer pessoalmente mandem um e-mail para mim.

Desejo uma ótima feira para quem participar, e para quem não tiver oportunidade, acompanhe o Guia do CFTV pois no retorno da feira publicaremos os principais destaques.

No próximo artigo, analisaremos a ISC-Brasil, procurando indicar as principais informações sobre o evento.

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[b]Importante:[/b]
'Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'
Sair da versão mobile