Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Projetos e Concepção › Apresentação e dúvidas
- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por
carlosless.
-
AutorPosts
-
1 de setembro de 2012 às 13:13 #16871
carlosless
ParticipanteBoa tarde.
Meu nome é Carlos, trabalho na área de TI (redes e SO) e tenho como hobby marcenaria (sou colaborado de fórum http://www.guiadomarceneiro.com/forum).
Por conta de alguns acontecimentos próximos à minha residência resolvi instalar um CFTV. Iniciei a pesquisa sobre o assunto e encontrei este fórum bastante rico em informações. Parabéns aos organizadores e membros.
Algumas decisões já tomei e inclusive comprei alguns componentes:
1 DVR Stand-Alone Intelbrás 8 canais – VD8E240C + HD de 1TB Western Digital
http://www.zemba.com.br/produto-609-stand_alone_dvr_intelbras_8_canais_vd8e240c__hd_de_1tb_de_brinde
2 Câmeras LED ARRAY 3a. Geração CCD Sony 1/3 Super HAD II, lente 6 mm
2 Cabos Coaxial Pronto para CFTV Vídeo + Alimentação Saídas BNC/BNC com 30 metros (me enviaram BNC/RCA, resolvi com adaptadores RCA F BNC M).
1 Rack Dvr Iron House 1G 400 – 16 Canais – Fonte 15A (Ref. 1187) – Marca : Onix Security – Modelo : 1G 400 (ainda não recebi)
O rack está superdimensionado porque pretendo usar a fonte não só para as câmeras, mas também para o DVR, um cable modem e um roteador wireless. Segundo o vendedor a fonte funciona como no-break e terei uma boa autonomia conjugando uma bateria de 40 A/h.
Fiquei um tanto decepcionado com a qualidade dos vídeos. Creio que parte por limitação das câmeras, parte limitações do DVR e por eu ainda não tenha configurado corretamente alguns itens.
Vamos às dúvidas:
1. Em quais condições ambientais usar câmeras com IR ou Day and Night sem IR?
2. Ao que parece os mm da lente estão relacionados com a distância que se quer obter a imagem. Existe alguma tabela ou recomendação que diga, por exemplo, que a lente de 6 mm é indicada para X metros de distância e que a lente de 16 mm para Y metros e assim por diante?
3. As lentes varifocais permitem ajustar a abertura conforme a necessidade. Em quais situações é usar lentes com esta característica e em quais usar com abertura fixa?
4. Li em outro tópico a recomendação de usar câmeras com CCD Sony, mas que outros componentes também fossem Sony. Nos anúncios só vi menção ao CCD. Como saber se outros componentes também são Sony?Imagino que a maioria das perguntas já foi respondida em outros tópicos, mas como sou leigo na terminologia não consegui pesquisar corretamente e ainda não estou acostumado com a interface do fórum.
Obrigado,
Carlos
3 de setembro de 2012 às 14:40 #41612carlosless
ParticipantePessoal,
Encontrei, baixei e li o Guia do CFTV. Material muito bom e agora não sou mais tão ignorante no assunto.
Encontrei a reposta para a pegunta 2 no Guia, porém as demais dúvidas persistem e tenho mais outra… A câmera Alive CIR360 é de boa qualidade?
http://www.alivebrasil.com.br/produtos/1/abrir/9/al_cir_360/
3 de setembro de 2012 às 14:44 #41613Jean Magoga
ParticipanteBoa Tarde
Como vc pode ter observado
As cameras infravermelho são usadas em ambiente que não tem iluminaçao
As lentes etão envolvidas tanto distancia de captura de imagem quanto abertura
As lentes varifocais, são utilizadas masi em cameras profissionais, elas possuem um otimo angulo de aproximação ou abertura, elas podem ser usadas, para situações especiais, como captar a imagem da placa de um carro, ou para ter a visão de um lugar bem amplo.
Com relação ao CCD, costuma estar escrito na frente dele, o chip de imagem, Sony ou Sharp3 de setembro de 2012 às 15:27 #41618carlosless
ParticipanteObrigado Jean.
Sobre o IR então se não se tem certeza se a iluminação é suficiente (no caso ambiente externo com áreas sombreadas por árvores abaixo da iluminação pública) é melhor apostar em câmeras com IR? Ou neste caso as câmeras Day & Night são a melhor escolha?
Fiz alguns testes dentro de casa onde o ambiente em que a câmera estava as lâmpadas estavam apagadas e outro cômodo mais ao fundo estava bem iluminado e a imagem se apresentou de forma curiosa: O IR foi ativado e o ambiente mais próximo ficou em tons de cinza fantasmagórico e no centro da imagem ao fundo colorido.
As lentes varifocais que me refiro são de ajuste de zoom e foco manuais. Observei que quase não existem lentes fixas com abertura superior a 16 mm, enquanto não são raras as lentes varifocais de 9-22 mm. Meu objetivo é conseguir identificar com facilidade fisionomias de pessoas entre 25 m a 35 m de distância.
Para isto cogito a câmera Alive CIR360:
É de boa qualidade?
Sobre o CCD li recomendações acerca do da Sony e que também outros componentes internos fossem da mesma marca, pois alguns xing-ling montam câmeras com o CCD da Sony, entretanto os outros componentes seriam de baixa qualidade. A minha dúvida não é identificar o CCD, pois praticamente todos os anúncios informam de qual fabricante é este componente, mas saber escolher câmeras de boa qualidade sem o custo muito alto, obter uma boa relação custo x benefício.
Obrigado,
Carlos
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.