CFTV Caseiro – Leadership USB
Boa noite a todos.
Recentemente tive minha residência assaltada e passei a considerar a instalação de um pequeno CFTV. Como tenho conhecimento zero no assunto, peço a opinião dos que puderem me ajudar.
Não tenho interesse em adquirir um DVR porque a intenção não é ficar olhando as imagens, apenas gravá-las. Além do custo deste produto ser bem mais alto.
O objetivo é utilizar 3 ou 4 câmeras sem fio ligadas a um PC mediano (core 2 duo, 2GB de RAM, Windows XP ou 7, HD de 500GB para os filmes e outro de uns 60GB só para o windows e para o software de gravação) e gravar as imagens 24h por dia. Não pretendo nem ligar monitor no PC, apenas deixar gravando e manter o PC em local oculto, por exemplo atrás da minha geladeira com teclado e mouse plugados nele. Quando precisar de verificar alguma coisa eu tiro do local e ligo no meu monitor.
Andei pesquisando o assunto e encontrei este produto que parece atender minhas necessidades. Consiste em câmera wireless + receptor USB que aceita outras 3 câmeras ligadas nele + software:
http://www.leadership.com.br/Kit-CFTV-Digital-Wireless.html?codproduto=6150
Características
- Conexão: USB 2.0
- Compatível: Windows ® 2000 / XP / Vista / 7
- Transmissão: Rádio Frequência Digital
- Frequência: 2.4 GHZ
- Alcance Máximo: Até 50m em área fechada / Até 200m em área aberta (Livre de obstáculos)
- Serviço de Frequência de Vídeo: PAL / NTSC (Automático)
- Alimentação: USB 5V DC
- Dimensões: 8,8 x 3,5 x 1,5 cm
- UN/CX: 60 CDL RJ
Encontrei ao preço de R$ 399,00.
As demais câmeras poderiam ser estas (é a mesma câmera do modelo acima, mas sem o receptor):
http://www.leadership.com.br/C%C3%A2mera-CFTV-Digital-Wireless.html?codproduto=6151
Características:
- Compatível: Kit CFTV Digital Wireless Leadership
- Sensor de Imagem: CMOS
- Resolução: 628x582 em PAL / 510x492 em NTSC
- Formato do Vídeo: RGB 24 Bits (True Color)
- Potência do Sinal: 17 DBM
- Alimentação de Entrada: 100 240V em 50/60Hz
- Alimentação de Saída: 5V DC em 800MA
- Dimensões: 92 x 50 x 25 mm
- UN/CX: 60 CDL RJ
Encontrei ao preço de R$ 155,00.
As dúvidas são as seguintes:
1 - A resolução do produto é satisfatória a ponto de definir o rosto de um malandro a uma distância de 10 metros?
2 - O fato da recepção ser USB pode tornar a captura da imagem em movimento engasgada/lenta?
3 - Uma das câmeras será instalada na casa da minha tia, que é ao lado da minha, separada por uma parede de tijolos deitados. Do local da câmera até o ponto onde pretendo deixar o PC são cerca de 10m de distância e 2 paredes de tijolos deitados. Vou ter problemas com a captação do sinal? Ele promete 50m, mas nem sempre a promessa é dívida em matéria de wireless.
4 - As demais 3 câmeras ficarão instaladas entre 5 e 10 metros do receptor e separadas por no máximo 1 parede. Dá problema com o sinal?
5 - O fato de não ser infravermelha atrapalha em gravações noturnas? Digo noturnas mas com a luz do cômodo acesa.
6 - O HD de 500GB é suficiente pra armazenar 15 dias de filmagens 24h/dia na resolução indicada? 628x582. 4 câmeras...
7 - Tenho internet sem fio em casa, composta de conexão velox 1 mbps e roteador wireless TP-Link WR541G que distribui a conexão para 2 notebooks e 2 micros desktop. Se não me engano, também funciona na frequência de 2,4GHz. Corro o risco do roteador atrapalhar as filmagens ou do sistema de filmagens atrapalhar a conexão com a internet?
8 - Há algum produto que consista numa placa wireless que possa ser ligada diretamente à interface PCI do computador e que aceite 4 câmeras sem fio penduradas nela? Assim eu posso substituir a conexão USB pela da placa direto no PCI do micro. Tudo wireless.
Se alguém tiver alguma sugestão de outro produto melhor e de custo nesta faixa de preços será muito bem vinda.
Obrigado.