Como a radiação afeta cameras CFTV?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #20656

    Ola amigo!

    Obrigado por participar de nosso forum!

    Em relação ao seu questionamento podemos afirmar que as radiações do tipo alfa são o tipo de radiação mais penetrante do espectro. Apesar de não ter muita experiencia nesta área vou tentar ajudar.

    Os dois pontos principais de entrada da radiação é o próprio circuito eletrônico onde a radiação interfere diretamente sobre o circuito e a lente onde a radiação interfere na imagem gerada pelo CCD.

    No primeiro caso a proteção com placas de chumbo seria suficiente para proteger os circuitos eletronicos, e dependendo do nível de radiação Aluminio ou outros metais podem ser suficientes.

    Já no caso de interferencia no CCD a unica solução possível e a utilização de lentes resistentes a radiação, que são bastante dificeis de encontrar e realmente caras. Uma possibilidade de reduzir os efeitos é utilizar uma lente tipo Pin-hole onde a superficie de contato da lente com a radiação será minima.

    Outras medidas a serem tomadas é o posicionamento da câmera o mais longe possível da fonte de radiação, ou até mesmo usar um espelho e deixar a câmera sem contato visual direto com a cena a ser captada, existem algumas câmeras que possuem a função mirror que inverte a imagem (volta ao normal a imagem do espelho).

    Bem não tenho muito conhecimento sobre o assunto mas vou pesquisar mais um pouco.

    Espero ter ajudado e conto com a sua participação sempre em nosso site. Ah e não esqueça de nos falar o resultado quando fizer algum teste, ok?

    Abraço

    Marcelo Peres

    #20657

    Muito obrigado pelas respostas, amigo. foram de muita ajuda 🙂

    Será que você poderia dizer se isto tb vale para microcameras, microfones e alto falantes? (estes dois últimos não são relacionados a cftv, mas serão integrados no sistema).

    []ços!

    #9139

    Bom dia, amigos!

    Minha empresa está com um projeto para o uso de uma camera cftv em uma sala de sessões de radioterapia, na área de oncologia.

    Então me pediram para que eu pesquise os efeitos das radiações alfa, beta e gama nas cameras, e se há alguma forma de proteção contra possíveis danos da radiação.

    Uma sugestão que foi me dada é envolver a camera com um proteção de chumbo.

    Bem, gostaria de ajuda de vcs sobre isso.

    Obrigado pela atenção.

    #20658

    De nada amigo, é sempre um prazer ajudar!

    Em relação as microcâmeras se aplicam os mesmos efeitos citados acima, já para auto-falantes e microfones não terá maiores problemas pois eles trabalham com sinais da faixa de áudio sendo por isso equipamentos mais robustos e menos complexos. Acredito que não precisa se preocupar quanto a eles.

    Abraço

    Marcelo Peres

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.