Dúvudas sobre cabeamento em área externa
Bom dia a todos!
Há pouco tempo atrás (em um condomínio de um colega meu), duas câmeras pararam de funcionar. Quando fui verificar, reparei que o instalador do sistema lançou na área externa (em cima de um muro onde ficam estas câmeras) um cabo UTP, exposto ao tempo, sem nenhuma proteção. Isso fez com que o cabo literalmente desmanchasse em alguns pontos.
O meu colega me pediu que ajudasse a resolver este problema e eu estou com algumas dúvidas que gostaria de esclarescer antes de lhe propor e executar uma melhor solução com custo/benefício.
Eu havia pensado em duas soluçoes:
A primeira - O cabamento vem do DVR até o muro através de eletroduto embutido. No muro há uma caixa de passagem onde o cameamento chega. Pensei em emendar o cabo UTP nesta caixa e fixar em cima do muro eletrodutos que irão levar os cabos até as câmeras. Seria um lance de 60 metros. Uma câmera está cerca de 10 metros de distância da caixa e a outra a 60 metros. A dúvida com relação a esta solução é porque o eletroduto galvanizado é quase o dobro do eletroduto de PVC rígido. Funcionamente e esteticamente, haveria algum problema de usar o eletroduto de PVC rígido?
A segunda - Fui questionado se haveria uma solução mais barata. Pensei em usar após a caixa cabos coaxiais expostos ao tempo, mas estou com receio que os mesmos não aguentem e o que está acontecendo hoje volte a acontecer. Os cabos coaxiais resistem a intempéries? Caso sim, eu poderia segmentar a instalação UTP a partir deste ponto com um BALUN e contiuar com o coaxial? (Para a câmera mais distante, por exemplo, seria cerca de 50 metros UTP e mais 60 coaxial)
Ainda não tenho muita vivência nesta área, ficarei muito agradecido caso alguém possa tirar estas minhas dúvidas ou até mesmo propor uma outra alternativa.
Abraço!