Estrutura Falhando

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    Gregorio
    Participante

Possuo o seguinte ambiente, 4 Cameras Atronix ATX 3115 IR, Placa de captura de 4 canais TecVoz e uma fonte chaveada de 12v com 3,5 A. As cameras ficam no máximo a 20 metros da base e a fonte fica junto do computador, alimentando as 4 cameras.

Até alguns dias atrás, funcionava 100%, porém por algum motivo, apenas uma das cameras está respondendo. Testei as outras cameras e elas estão funcionando, nenhum delas queimou. Testei os cabos e estão certos, inclusive já refiz todos os conectores. Já verifiquei a questão da energia e está chegando certinho, cerca de 12,2 V. Troquei até de computador, pensando ser algum problema com driver, placa de vídeo, ou alguma coisa assim. Cheguei ao limite de trocar um dos cabos e nada.

Testei ainda ligar apenas uma das cameras por vez, mais uma vez, não respondeu.

Sinceramente já não sei qual procedimento tomar.

Alguma sugestão ?

Bode
    Participante

Quando vc fala que trocou os computador, vc trocou inclusive a placa de captura?

Gregorio
    Participante

Placa de captura não… peguei a mesma placa e instalei em outro computador. Não tenho a disponibilidade de testar outra placa.

Porém, com a camera que funciona, testei os 4 canais da placa de captura e ela respondeu em todos.

Bode
    Participante

Vc tem disponibilidade de testar outras cameras, tipo 4 cameras, simultaneas na placa? Sendo outras cameras? Pq se funcionar já matamos a questão da placa.

Gregorio
    Participante

Amigo, pior que não… tenho aqui na empresa somente essa placa e somente essas 4 cameras, e pra piorar, estou no interiorzão de minas, não tem nenhuma empresa aqui na cidade que trabalhe com cftv, aqui na empresa fui eu mesmo quem montou o circuito, sendo que trabalho com informática.

O que posso fazer e na realidade já fiz, foi testar cabos e conectores, isso eu tenho de reserva aqui.

kardson
    Participante

Bom dia amigo, seguinte teste as cameras perto do servidor não 1 por ves e sim todas as 4 se mesmo assim não funcionar retire a placa tecvoz do slot e coloque em outro e instale outra vez o software se não funcionar poder ser sua placa mesmo.

espero ter Ajudado

Att: Kardson

Gregorio
    Participante

Ok.. na parte da tarde vou testar…

Gregorio
    Participante

Algumas coisas, são complicadas de se entender….

Tenho certeza de que os cabos estão todos bons, inclusive os conectores foram todos refeitos, a fonte de energia é a mesma que funcionava antes, medi tudo com o multímetro e está ok.

Então retirei as 4 cameras, fiz cabos de 1 metro mais ou menos e liguei as cameras. Pra minha surpresa, funcionou.

Mas e aí ? Por que será que elas nos devidos lugares não funcionam ?

yogi
    Participante

Olá…

Pelo visto, como funcionou normal utilizando cabeamento menor de teste, então descartado defeito da placa.

As possilbilidades do problema ficou por conta, então:
    – Cabo
    – Forma como são feitas as conexões
    – Fonte

Que cabeamento está usando? Coaxial?
    E os conectores? BNC? RCA com adaptadores?

Avaliar se tem rompimento do fio central ou da malha, ou em curto destes, que muitas vezes ocorrem no momento de fixar conectores (basta ter um único fio fino da malha em contato com fio central).
    Para isso, vc deve desconectar os conectores das câmeras e da placa de captura e deixar o cabo livre. Com o multímetro na posição ohmímetro e encoste as pontas deste no fio central do cabo e outra ponteira na malha com cuidado para não encostarem as ponteiras.
    Veja agora a leitura do ohmímetro, se marcar:
    “0” ou próximo –> está em curto
    “∞” –> cabo normal ou partido
    Para tirar a dívida se está partido, vc pode fazer o seguinte:
    Deixe, propositalmente, em “curto” na outra ponta do cabo e meça de novo com ohmímetro. Se marcar “0” o cabo está em bom estado, mas, se der “∞” deve haver algum rompimento no cabo.

Assim como cabo de vídeo deverá também checar o estado do cabo que alimentam as câmeras. Aqui basta ligar a fonte e verificar com Voltímetro na outra ponta onde fixaria as câmeras e ver se chega a tensão necessária.

Outra possibilidade é defeito na fonte.

Abraços.

Gregorio
    Participante

Blz.. utilizamos aquele cabo coaxial com malha de cobre 80% e com 2 vias de alimentação, além conectores BNC.

O teste da alimentação de energia deu certo. Chega lá na câmera em torno de 12,2 v o que é suficiente, segundo as especificações do fabricante da câmera. Atronix ATX 3115.

O teste de curto também deu certo.. deixei em curto propositalmente a malha e o cabo interno em uma das extremidades e na outra fiz o teste, passou corrente legal, assim creio que o cabo não está rompido.

Agora vou testar pra ver se está acontecendo algum curto, pode ser que realmente algum problema tenha ocorrido na extensão do cabo que tenha provocado algum tipo de contato da malha externa com a interna.

Desde já, agradeço a todos que tem colaborado…

Gregorio
    Participante

Amigos, agora sim.. funcionando a 100%

Um dos cabos estava com curto, assim como proposto pelo yogi.

Troquei o cabo e agora tudo voltou a funcionar.

Mas o que me deixa intrigado é que a placa deixou de receber sinal das outras cameras mesmo que foi apenas um dos cabos que apresentou problema.

De qualquer forma, fico muito agradecido com a colaboração de todos que compatilharam seus conhecimentos. Parabéns pela agilidade e prestatividade.

Bode
    Participante

Isso acontece pq o negativo é aterrado na carcaça do PC, assim é como se todas as câmeras estivessem em curto.

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.