INTERFERÊNCIA PARANORMAL!!!!
Fala galera, blz?
Fui chamado por um supermercado para verificar o sistema de vigilância digital. Cheguei no local, estava uma bagunça de fios, totalmente desorganizado, sem identificação no cabeamento, enfim, o cliente estava com problemas em 6 cameras, entre as 10 que ele tinha instalado.
Simplesmente não aparecia imagem em apenas 6 cameras, ficando em uma tela preta na Placa de captura (GV800).
Segundo o cliente, isto ocorreu após uma descarga elétrica forte, que queimou alguns equipamentos ligados na rede eletrica, com geladeiras, freezers, etc...
-Placa Geovision GV-800 original..
-O cabeamento era o RGC 75ohms 67% malha (aquela que tem uma camada de folha de aluminio por dentro da malha)
-As fontes estavam ligadas individualmente em cada camera, dentro do suporte. Descia um cabo de energia, sem aterramento, ligando a fonte, para alimentação das cameras. (fonte de 12v, 500ma)
Obs: haviam apenas 10 cameras, mas tinha cabeamento extra descendo na central. Ao todo eram 15 cabos coaxiais com conectores BNC. Tive que idenfiticar todos os cabos e isolar os 5 cabos não usados. (deu muito trabalho :evil:)
Primeiro teste:
Tentei trocar o cabo, de canal. Liguei a camera 6 que estava com imagem preta, no canal de uma das cameras que estava funcionando. Mesmo assim a imagem da camera continuou preta. Liguei o cabo de uma das cameras que estava funcionando no canal onde a camera problematica estava instalada. Gerou imagem normalmente. (logo não era defeito na GV)
Segundo teste:
Liguei o cabo de uma das cameras problematicas diretamente em uma Micro TV. A imagem apareceu, mas estava horrivel, muito clara, sem nitidez. e Com muita distorção, não conseguia ver nada a imagem não parava de tremer, mas dava para perceber que era uma imagem de um dos ambientes e não apenas sinais distorcidos. Das 6 cameras problematicas, apenas 2 cameras ao ligar na micro TV, apresentavam este problema. Quando se ligava na Geovision, a imagem aparecia preta. As outras 4 cameras ao ligar na micro tv, não geravam nenhum tipo de imagem...
Terceiro Teste:
Fui até o local das 2 cameras que estavam com o problema de distorção na micro tv, retirei as duas e liguei diretamente na tv, usando um cabo rca e outra fonte.
A imagem ficou exatamente igual... Distorção total, imagem muito clara, mas dava pra ver minha mão se movimentar... Logo constatei que não seria problema no cabeamento.
Quarto Teste:
Fui nas outras 4 cameras problematicas, que ao ligar o cabo na micro tv, não gerava nenhum tipo de sinal. Na primeira delas, a fonte de alimentação estava queimada. Retirei a camera e testei na tv. Não gerava imagem. Logo constatei que a mesma estava queimada. Fui nas outras 3 cameras, as fontes estavam ok, mas as cameras estavam queimadas...
Como não tinha camera nova no momento para testes, evitei em mexer nas cameras que estavão ok. e como o cliente disse que antes estava tudo ok e que apos essa descarga as cameras não funcionavam, Pela lógica da situação eram apenas as cameras queimadas e a fonte, ja que tinha perdido quase 4 horas de serviço... passei orçamento apenas das 6 cameras e 1 fonte.
Fiz o pedido dessas 6 cameras.
No dia seguinte voltei ao local, com as cameras novas e a fonte nova. Ao instalar a primeira camera, veio a surpresa... A imagem apareceu na geovision, mas estava horrivellll.. Liguei o cabo coaxial na tv, e também estava horrivel, aparecia uma imagem passando na horizontal, parecia ser a imagem de outra camera no mesmo cabeamento, estava muito estranho... Logo retirei a camera nova do suporte, e testei diretamente na tv, com um cabo de 1 metro coaxial, a imagem ficou perfeita. Ao voltar no suporte da camera, e ao ligar no placa de captura, a imagem ficava muito ruim, travando muito e destorcendo..
Isso aconteceu em todas os pontos que haviam queimado. Ou seja, nenhuma camera nova funcionou. Tudo se resumia a algum tipo de interferencia no cabo!!
O cliente não acreditando na minha palavra, pediu para mim trocar uma das 4 cameras que estavam funcionando, com uma camera minha nova, instalada em um ponto com cabo gerando interferencia.
Oque aconteceu?
a camera nova, funcionou perfeitamente no cabeamento da camera antiga (uma das 4 cameras que estava ok)
e a camera antiga que estava ok, ficou com a imagem horrivel!! igual a imagem da camera nova... Logo o cliente passou a acreditar em mim.
Fiz outro teste e fiquei confuso,
Tirei a camera do ponto problematico(ponto ficou sem nenhuma camera), fui a central, peguei o cabo deste ponto e liguei na tv... Apareceu a imagem de outra camera!!! isso mesmo, a imagem de outra camera vizinha, veio parar no cabo!! dava pra ver, mas estava sem nitidez, muito claro..
Como pode aparecer uma imagem fantasma de outra camera em um cabo isolado, blindado e sem camera na outra ponta??
hahaha!!
Eu espantado com o fato de ter passado um orçamento que resolveria o problema do cliente, ao ver que apenas o cabeamento das 6 cameras danificadas estavam gerando uma interferencia fora do normal, fiquei desanimado!!
Perdi 2 dias de serviço e o cliente não quiz pagar, pois ele alega que o local é impossivel de passar cabeamento, por ter o forro de plastico (barracão antigo)....
Alguem ja viu este problema?? o fato dessas 6 cameras sofrerem uma descarga elétrica, o cabeamento é afetado??
Porque as outras 4 cameras funcionam normalmente, ja que tem o mesmo cabo, e passam e chegam na central pelo mesmo caminho!!
Obrigado