Interferencia (ruido fantasma) em meu sistema de CFTV

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Cleber de Rosa Pinto
    Participante

Ola Pessoal.

Bom, recentemente fiz a montagem do meu CFTV de casa, aplicando equipamentos da GIGA. Utilizei 8 cameras IR de 15, 25 e Dome IR, com cabo RFF-4mm Cabletech, fonte MCM 12V 5A chaveada e propria a CFTV. De DVR, um modelo de 16 canais da Giga GS16480E.
    Bom, apliquei eletroduto emborrachado e com alma de aço para sair do DVR e derivar a 3 pontos (2 na frente e 1 atrás) de minha casa, com emprego de caixa de passagem a cada 5 metros e caixa hermética Cemar nos pontos de terminação para acomodar os conectores BCN e P4 (todos do tipo solda).
    Só podia trabalhar nisto nos fins de semana (sabado) e levei quase 2 meses para concluir.
    No ponto frontal 1, tenho 3 cameras; No ponto fontal 2, tenho 2 cameras e no ponto traseiro, 3 cameras. Todas vem por eletroduto (3/4) e na junção de entrada, em trecho com 1 polegada. A Alimentação fica junto do DVR.
    Pois bem, ligando o sistema pela primeira vez, note 3 cameras com interferencia ( 2 no frontal 1 e 1 no frontal2).
    Primeiramente apliquei uma fonte de 12V 10A MCM para ver se a falha devia-se a alimentação, coisa que continuo com esta fonte, mesmo subindo ela para 14V.
    Notei que uma das cameras parecia não ter aterramento, pois ao enconstar a lata do conector BNC a um outro, ela funcionava melhor. Vi que o conector junto a camera simplesmente estava zinabrado na malha, sem motivos para ter ocorrido isto. Troquei todos, refiz solda e apliquei anticorrosivo (corrution X).
    Uma destas câmeras ficou perfeita, contudo as outras duas continuam com interferência do tipo fantasma e entre elas, ou seja a camera 2 do ponto frontal1 mostra imagem fantasma da câmera 2 do frontal 2. Se desligo estas do DVR, noto que a câmera 1 do ponto traseiro começa a ter interferência fantasma da camera 2 do frontal2.
    Nunca tive este tipo de problema nas instalações que faço e sempre utilizo o mesmo material (cabo e fonte). Desconfio de algumas coisas, depois que li post similares :
    Baixa potência de sinal destas câmeras, contudo é interessante que câmeras em pontos mais distântes destes não apresentam este sintoma. Talvez um teste com um amplificador possa trazer alguma luz ao problema.
    Ruido proveniente da fonte, contudo o mesmo deveria acontecer nas demais cameras, pois toda a alimentação destas 8 estão unidas junto da fonte.
    DVR com problema, eu descarto pois liguei as cameras individualmente a uma Tela de testes (LCD 7p) e o problema persiste nas câmeras citadas.
    Cabo com algum problema, até pode ser, vou ter que testar com multiteste os mesmos e ligar separada a alimentação destes.
    Eletroduto gerando ruido? Seria a primeira vez, ainda mais que ele é dedicado para a CFTV e a alimentação via pelo bipolar do RFF4mm. Só se a culpa ai é da alma de aço.
    Alguma dica dos mais demais colegas?

Olá amigo,

Acredito que a interferência seja gerada pela proximidade entre os cabos e pela baixa isolação dos cabos coaxiais (baixa % de malha). Experimente fazer um teste com um monitor junto a câmera e verifique a qualidade da imagem.

Poste o resultado por favor.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.