Projeto CFTV wireless

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Fabio Lau
    Participante

Bom dia amigos.

Ja estou no ramo da informatica a + de 10 anos, conheço bem a tecnologia de câmeras analógica por cabo coaxial.
    Hoje estou abrindo uma empresa para explorar tanto a área da informatica, quanto da segurança digital.

Recebi uma proposta para montar um circuito de câmeras em um condomínio residencial aqui no RJ região oceânica.
    Estudei a viabilidade do lugar. Identifique que a melhor opção seria por câmeras wireless, pois o raio em linha reta do servidor de câmeras não seria maior que 200mts. Já por cabo poderia ultrapassar seus 400mts. Sera um total de 16 câmeras espalhadas, quatro delas concentrada na portaria.

Pergunto a os professores: qual seria a melhor opção para montar essa estrutura? Utilizar câmeras wireless, ip por cabo ou analógicas ligadas por cado UTP com balun?

Aceito criticas ou sugestões quanto a esse projetou ou a empresa que estou iniciando.

Boa note Fabio, primeiramente gostaria de desejar boa sorte, quanto ao seu projeto, há alguns pontos que considero importantes analisar:

No caso das câmeras IPs wireless, poderá ocorrer
    instabilidade no sinal por motivos externos prejudicando a visualização das imagens, haverá também um considerável delay nas imagens e será necessário a instalação de um software para gerenciamento das câmeras num servidor, possibilitando funções básicas mas importantes como reciclagem das imagens, mas acredito que como você é um profissional experiente na área da informática, conseguirá resolver facilmente os problemas com sinal, além do que a câmera IP wireless facilita muito quanto a infra estrutura, as mais simples que trabalhei apresentaram uma resolução superior se comparadas ao custo de microcâmeras com infra comumente instaladas por aí, e com um recurso a mais, o PAN TILT.

Em contra partida, se você optar por instalar câmeras com infravermelho usando cabo UTP e conversor vídeo balum,
    como você já sabe, terá um trabalho considerável com mão de obra, só que não será necessário configurar câmera por câmera, O DVR já faz o serviço do software e servidor, sem contar que as imagens transmitidas são 100%, e dependendo da marca e modelo escolhidos, serão em tempo real.

Fica difícil te dizer o que fazer, mas espero ter ajudado.

Quer tirar Duvidas e saber as novidades sobre segurança eletrônica?
    Visite: http://securityview.blogspot.com.br

Fabio Lau
    Participante

Bom dia wil, Estou batendo em alguns fatores com tecnologia wireless é que essa tecnologia ainda não esta padronizada, terei dificuldades de misturar câmeras de fabricante diferentes.
    Estou optando e tentando convencer o cliente a por cabo utp com balum para alcançar distancias alem dos 100mts.
    Meu receio é fazer o cliente ter um alto custo com roteadores, servidor e antena externa para aumentar o alcance do wireless. O cliente pode não ficar satisfeito pelo resultado apresentado e esperar algo muito alem. Hoje avaliamos a qualidade pelo valor que pagamos.
    Cliente optando em por wireless, prefiro perder o trabalho do que deixar o cliente insatisfeito com meu serviço e perdendo suas indicações futuras.

Obrigado e aguardando maiores opiniões.

Fernando Deschamps
    Participante

Boa Tarde Amigo!

Um projeto de Câmeras de Segurança IP, através de rede wireless não é recomentado, por mais que você tenha visada entre as antenas, o sistema terá perda de pacotes e imagens. Se você quiser usar Câmeras Megapixel, vai se tornar inviável. Trabalho com projetos de Câmeras IP’s e até hoje não ví nenhuma conexão que funcione 100%. Teria a opção de utilizar rádios motorola, que tem custos elevados e mesmo assim não é garantido. Eu descartaria a opção wireless.

Um sistema de Câmeras Ip’s é dividido entre, cabeamento estruturado, ativos de rede, câmeras, servidor de gravação e servidor de visualização. Para interligar uma rede como que você precisa, vai ter que usar fibra óptica. O que vai aumentar em muito o custo do cliente. Não vou entrar o mérito da qualidade de imagem que você terá, com o sistema IP.

No Sistema analógico, se você utilizar par trançado, pode chegar a distâncias de 1200M. Isso irá reduzir em muito o custo do seu projeto.

Acho que na relação custo benefício, você poderia investir em equipamentos analógicos de alta qualidade (Câmera, DVR entre outros). E sairia por menos da metade do custo.

Converse com seu cliente verifique a real necessidade dele e talvez opte por colocar um sistema misto.

Abraços
    Fernando Deschamps

Fabio Lau
    Participante

Bom dia Fernando,

Obrigado pelas dicas. A questão maior seria a passagens dos cabo, por isso comentei da wireless. Quando comecei a ler os comentários sobre câmeras ip wireless, encontrei as dificuldades.
    Realmente vou montar todo o orçamento em por sistema analógico e ate por cabo UTP, assim vou reduzir totalmente a insatisfação do cliente alem do custo, sendo o primeiro projeto da empresa e ser classificado como negativo perante ao cliente e os condôminos. Esta não é a minha estratégia.
    Fiquei interessado com essa distancia de 1200 mts no cabo UTP. Ate hoje só tenho encontrado balun informando a distancia de 400mts. Ja instalou essa distancia e qual equipamento utilizou?

Obrigado pelas dicas

Mario Alves
    Participante

Fabio,

A Vid8 possui diversos tipos de conversores, e dentre um modelo que possui o alcance de 3Km com cabo UTP:

http://www.vid8.com.br/produto/23

Att,

Fabio Lau
    Participante

Mario,

Obrigado pela dica.

Aguardo novas opiniões, dicas ou sugestões.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.