Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Sistemas de Segurança › Sensores infra-vermelho passivos x facilidade de burlar
- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 10 meses atrás por
Dom Cielo.
-
AutorPosts
-
16 de janeiro de 2014 às 23:28 #18169
Dom Cielo
ParticipanteJá havia feito o teste e comprovei que é possível enganar os sensores IR passivos utilizando até um guarda-chuvas, como alguns devem ter visto essa semana no Jornal Hoje. Sabendo disso, estou querendo trocar os sensores por algo mais confiável, e pensei ou no ‘barreira ativa’ ou no microondas (MO). Vi um modelo da Paradox (que não encontrei no Brasil) misto, com detecção IR e MO. Minha dúvida, e cada vendedor deste tipo de sensor diz uma coisa difente, é se para haver detecção é necessário ativar TANTO o microondas quanto o IR, ou se basta que um deles detecte para disparar o alarme. Agradeço desde já por qualquer dica.
13 de fevereiro de 2014 às 22:25 #45729Eng° Marcelo Peres
MestreOlá amigo,
Paradox -> http://www.unodistribuidora.com.br ou http://www.gsnbrasil.com.br
Tente também outras opções como Risco Group, DSC e Honeywell
14 de fevereiro de 2014 às 08:12 #45735Dom Cielo
ParticipanteAmigo, desde o dia do post andei pesquisando sobre o assunto, e até fazendo testes com estes sensores. Realmente Paradox, Risco e Honeywell têm boas opções de sensores mistos, inclusive com tecnologia anti-máscara. Outra boa alternativa são os sensores de imapacto, ou sísmicos. Obrigado pela dica.
14 de fevereiro de 2014 às 10:34 #45738Eng° Marcelo Peres
MestreObrigado amigo,
Por favor quando finalizar seus testes, informe seus resultados e impressões, sempre é bom verificarmos como foi solucionado o problema.
Um abraço
3 de março de 2014 às 21:41 #45794Lauro Luiz Michel
ParticipanteDom_Cielo escreveu: Já havia feito o teste e comprovei que é possível enganar os sensores IR passivos utilizando até um guarda-chuvas, como alguns devem ter visto essa semana no Jornal Hoje. Sabendo disso, estou querendo trocar os sensores por algo mais confiável, e pensei ou no 'barreira ativa' ou no microondas (MO). Vi um modelo da Paradox (que não encontrei no Brasil) misto, com detecção IR e MO. Minha dúvida, e cada vendedor deste tipo de sensor diz uma coisa difente, é se para haver detecção é necessário ativar TANTO o microondas quanto o IR, ou se basta que um deles detecte para disparar o alarme. Agradeço desde já por qualquer dica.
Dom Cielo, pelo que eu verifiquei aqui em casa na instalação de um sensor desses, a base de IR e MO, é necessário ativar os dois para ele disparar, quando piscava o led de somente um sistema nada acontecia.
O sensor que eu utilizei foi o JFL modelo DSE-830.3 de março de 2014 às 22:46 #45795Dom Cielo
ParticipanteLauro, também tive essa dúvida e enviei um e-mail para a Risco Group perguntando sobre isso. O que acontece é que nem todos os modelos de sensores mistos (IVP e MO) possuem tecnologia anti-máscara, então na verdade o MO serve apenas para confirmar uma detecção no canal IVP. Isso torna o sensor imune a falsos disparos, mas a detecção se torna menos sensível do que em um IVP comum. Pode ser que em alguns casos seja algo interessante, mas ao meu ver, quando se quer eficiência da detecção em ambientes de risco elevado, não se pode esperar uma dupla detecção para haver o disparo da central. Já os modelos mistos que possuem tecnologia anti-máscara, acionam o alarme havendo detecção APENAS em um canal (IVP ou MO). Estes sensores, mais caros, conseguem detectar movimento e/ou variação de calor e acionar o alarme, portanto são mais indicados para ambientes de risco. Não conheço o modelo da JFL, mas pela descrição que vi no site deles, os sensores mistos da marca são os que necessitam de dupla detecção. A própria Risco Group tem sensores mistos dos dois tipos. No modelo que comprei, essa opção é selecionada por jumpers. Fiz o teste utilizando capa de naylon e guarda-chuva e realmente ele detecta já com o canal de MO, acionando o alarme. Se quiser algo assim, procure pelos modelos da Risco com código terminado em “5” (815, 825). Eles possuem a indicação ACT na embalagem.
26 de maio de 2014 às 23:37 #46294Dom Cielo
ParticipantePequena correção:
ACT: anti-capa (aciona o MO)
Anti-mask: obstáculo físico colocado sobre o sensor, como uma folha de papel, por exemplo.Os modelos com ACT podem acionar o alarme apenas com detecção no canal MO.
27 de maio de 2014 às 10:07 #46296Fernando Deschamps
ParticipanteAmigo
Esse é o produto que você está querendo. De uma olhada no vídeo de demonstração.
Podemos dizer que esse sensor é o mais avançado do mercado.http://www.unodistribuidora.com.br/produto-alarmes-detectores-detectores-digitais-nvx80-paradox.php
Abraço
27 de maio de 2014 às 10:19 #46298Dom Cielo
ParticipanteOlá Fernando,
com certeza o NVX80 é um excelente sensor, detecção eficiente, tecnologia anti-capa, só que ele me parece mais indicado a áreas externas. Dependendo do local, pode ser uma ótima alternativa (salas retangulares, por exemplo). O preço contudo, não é muito atraente, mas vale o que custa. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.