CCD

C.C.D. é a sigla para Charged Coupled Device, ou Dispositivo de Carga Acoplada, que é um componente eletrônico ou “chip” com característica de ser um sensor de imagem que efetua a mesma função do tubo da câmera, com tamanho diversas vezes menor. É formado por uma matriz de pontos sensíveis (pixels) que conforme a incidência de luz são lidos e armazenados na forma de linhas gerando sinais elétricos proporcionais aos níveis de luz de cada ponto.

Este dispositivo de imagens sensíveis à luz usado em muitas câmeras digitais é um grande circuito integrado que contém centenas de milhares de sites de fotos (pixels) que convertem energia de luz em sinais eletrônicos. Seu tamanho é medido diagonalmente e pode ser 1/4″, 1/3″, 1/2″ ou 2/3″.

Presente em câmeras analógicas antigas, Atualmente já está em desuso devido as vantagens e menor custo do sensor do tipo CMOS.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.