Largura de banda

A largura de banda ou Bandwidth (BW) define a largura de canal de transmissão de um sinal, tendo definições distintas em relação a um sinal analógico e uma transmissão digital, como segue:

  1. Largura de Banda ou Largura de Faixa (Bandwidth) determina as faixas de freqüência que um circuito pode operar, com perda mínima de sinal (geralmente considerada como sendo menor que 3 dB). Nos sistemas PAL a largura de banda limita a freqüência máxima do sinal visível em 5,5 MHz; no sistema NSTC, esse valor limite é de 4,2 MHz. A freqüência de amostragem do padrão ITU 601 para a luminância de canal foi escolhida com o valor de 13,5 MHz para permitir a representação fiel da luminância das bandas PAL e NTSC sem a ocorrência de ‘aliasing’.
  2. A largura de banda também é extremamente importante nos sistemas de redes pois determina a quantidade de informações e dados que podem trafegar em um determinado meio (cabo de rede, fibra óptica, conexão, etc) ao mesmo tempo, e será essencialmente crítica a medida que precisarmos enviar sinais de vídeo através de redes ou internet.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.