Multiplexação

Tecnologia que usa um único um meio de transmissão para carregar mais de um sinal.
Existem dois tipos básicos de multiplexação TDM que é Multiplexação Por Divisão de Tempo e FDM que é multiplexação por divisão de frequência.

Como Exemplo de multiplexação TDM temos os multiplexadores de vídeo. Onde a utilização do mesmo meio para gravação/reprodução é conseguida através do sequenciamento sincronizado das imagens das câmeras de forma que o equipamento identifica exatamente qual câmera foi gravada em qual instante podem posteriormente recuperar as imagens da câmera separadamente, porém com a redução do número de frames.

Já para a multiplexação FDM podemos dar como exemplo uma linha telefônica com modem ADSL, onde temos uma linha discada na frequência em banda base de fonia e a transmissão de dados em frequências mais altas tudo isto no mesmo meio de comunicação os pares metálicos da linha.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.