VBR

« Back to Glossary Index

VBR ou Variable Bit Rate, define a Taxa de bits variável.

Usada para a codificação de som e imagens, a taxa variável (em inglêsvariable vitratevariable bit rateVBR , “taxa de fluxo de dados variável”) não leva a uma economia de espaço mais eficiente como a constante, no entanto, propicia uma melhor qualidade de áudio e imagem. Arquivos codificados com VBR apresentam uma variação na quantidade de informação guardada por segmento de tempo: assim, uma maior taxa é utilizada para segmentos mais complexos (que, como consequência, ocuparão mais espaço) e uma taxa reduzida é utilizada para aqueles segmentos de menor complexidade, fazendo com que o espaço ocupado seja menor nesses casos.

Com este recurso o dispositivo que está gerando o stream de vídeo ou áudio não tem uma taxa de bits fixa, no software de compactação, determinado pela taxa de bits instantânea dos dados de vídeo, qualidade levando em consideração.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.