Ícone do site GuiadoCFTV

Meteoro ‘bola de fogo’ ilumina o céu do Reino Unido

Listen to this article

Um meteoro do tipo “bola de fogo” iluminou o céu do Reino Unido na noite desse domingo (28), sendo observado em diversas regiões do país. O fenômeno, que teve duração de aproximadamente sete segundos, foi registrado por muitas câmeras de segurança.

De acordo com a Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido (UKMON), mais de 800 relatos de testemunhas oculares e gravações de vídeo do meteoro foram recebidos. Algumas das pessoas também disseram ter ouvido um forte barulho no momento em que o objeto cortou o céu, apontado como se fosse um estrondo ou uma explosão sônica.

Uma das câmeras da UKMON gravou o objeto quando ele passou por cima do condado de Wiltshire, no sudoeste do país (veja o vídeo abaixo), viajando a uma velocidade de cerca de 48,2 mil km/h, conforme os cálculos da UK Fireball Alliance (UKFall), grupo formado por pesquisadores do Museu de História Natural.

Ainda conforme os especialistas, o corpo celeste que voava a esta velocidade é “muito rápido para ser lixo espacial produzido pelo homem”, descartando a possibilidade de se tratar de um foguete ou satélite desativado. Para o grupo, a bola de fogo fazia parte de um asteroide que passou pela atmosfera.

Destroços no solo?

Segundo a UKFall, existe uma boa possibilidade de que a rocha espacial tenha deixado alguns meteoritos no solo no momento da explosão, quando ela se transformou em uma bola de fogo. Estes detritos espaciais teriam se espalhado pela região da cidade de Cheltenham, no interior da Inglaterra.

Outro detalhe revelado pela instituição é que a enorme quantidade de gravações feitas por moradores e câmeras instaladas em pontos estratégicos permitiu reconstruir a órbita original do objeto em torno do Sol.

“Este pedaço de asteroide em particular passou a maior parte de sua órbita entre Marte e Júpiter, embora às vezes tenha se aproximado do Sol mais do que a Terra”, comentou o pesquisador do Museu de História Natural Ashley King.

 

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile