Ícone do site GuiadoCFTV

Entra em funcionamento em Santos o Sistema Integrado de Monitoramento

Listen to this article

O prefeito João Paulo Tavares Papa acionou, na manhã de ontem (18), o SIM – Sistema Integrado de Monitoramento, que transmite imagens e sons de 24 pontos da Orla e Centro e já está sendo considerado um grande aliado no combate à criminalidade. O SIM é composto por 24 câmeras de alta resolução, 20 instaladas ao longo da orla e quatro na Praça Mauá. A Central de Monitoramento está instalada no térreo do Paço Municipal e recebe as imagens por meio de uma rede fibra óptica – a Infovia.

De acordo com o prefeito, o SIM é um avanço enorme em termos de segurança e qualidade de vida. “Ele permite intervenções rápidas em diversas situações, como delitos, resgates, atos de vandalismo e acidentes de trânsito. Além disso, somente a presença das câmeras já auxilia na prevenção”, afirmou.

As câmeras alcançam até 600 metros de distância, girando horizontalmente 360 graus e verticalmente 180 graus. Isso possibilita uma visão geral da faixa de areia, mar, jardins, calçadas e avenida da orla. A central de monitoramento funciona 24 horas, mantendo permanente contato com as polícias militar e civil. As imagens são transmitidas para 18 monitores, um dos quais de 50 polegadas, acompanhados por pessoal treinado. Ao observar alguma ocorrência, imediatamente podem ser acionadas as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Defesa Civil.

O delegado de Polícia, Diretor do Deinter-6, Everardo Tanganelli Jr., comentou a implementação das câmeras, destacando a qualidade do equipamento. “É um sistema excelente. O trabalho da Prefeitura foi exemplar. Considero a integração entre as polícias e a Administração Municipal a forma mais eficaz de trabalho em matéria de segurança”, disse.

Da mesma forma, o chefe da Polícia Federal em Santos, delegado Ariovaldo Peixoto dos Anjos, elogiou a iniciativa. “Este é o principal caminho do combate ao crime: a tecnologia”, comentou.

O tenente-coronel Sérgio Del Bel, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou a importâncias das ações conjuntas entre as forças de segurança na Cidade. “Esta central é uma contribuição fundamental da Prefeitura ao nosso trabalho e ao trabalho de todas as forças competentes que zelam pela segurança na Cidade”.

Unidade Móvel

Também foi apresentada ao público, a Unidade Móvel que compõe o sistema de monitoramento. A viatura, dotada de câmera e aparelhagem adequada ao armazenamento de imagens, dará cobertura a pontos críticos por toda a Cidade. A unidade deverá também ser usada em eventos com grande concentração de público. Em caso de alguma ocorrência, o operador da unidade móvel conversa por rádio com a Central, podendo solicitar a presença de guardas municipais, policiais militares etc.

Infovia

O primeiro anel do sistema da Infovia é formada por 70 quilômetros de fibras ópticas, que passam pela orla e diversas vias da Zona Leste e Centro. Para viabilizar esta etapa inicial, a Prefeitura estabeleceu uma parceria com o Banco do Brasil, que investiu cerca de R$ 1,5 milhão para a instalação do sistema; e com a CPFL, que disponibilizou o cabeamento para a instalação de parte da rede. O segundo anel vai atender os morros e a Zona Noroeste e será instalado com o apoio de outras parcerias.

A Infovia permite que mais câmeras sejam ligadas ao sistema, como a do novo Ambulatório de especialidades do Centro, inaugurado pela Prefeitura na Avenida Conselheiro Nébias. A medida racionaliza diversos serviços, como controle e distribuição de medicamentos e o agendamento de consultas e exames.

Fonte: http://www.clicklitoral.com.br/02970.html

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile