Ícone do site GuiadoCFTV

LG doará 48 câmeras e sensores para o MASP

Listen to this article

Durante a solenidade de entrega das obras furtadas do Masp, o presidente do museu, Julio Neves, aproveitou a platéia e o microfone para exaltar o trabalho da equipe técnica e anunciar um ambicioso plano de segurança. “O Louvre é um dos museus do mundo que tem as melhores condições de segurança e nós estamos colocando aqui equipamentos de última geração, tão bons ou melhores do que tudo aquilo que existe no mundo.” O Masp vai receber a doação de equipamentos LG Security System, que só serão instalados no fim da semana que vem. O pacote, que vale cerca de R$ 1 milhão, incluirá 48 câmeras com infravermelho e outras dezenas de sensores de pressão.

A vedete desse plano de segurança será uma câmera robotizada com sensores de movimento: uma faixa amarela será pintada no chão, diante das obras de arte; se o visitante ultrapassá-la, um sistema eletrônico de voz pedirá à pessoa que se afaste da peça. A LG deveria receber na noite de ontem a planta do Masp para decidir onde colocará os equipamentos – em contrapartida, a empresa poderá espalhar sua logomarca em adesivos nos corredores do museu.

A Polícia Militar, por sua vez, prometeu instalar uma base fixa na frente do Masp. Já a parte de segurança privada deverá feita pela empresa Guarda Patrimonial (GP) – com 14 mil funcionários, a companhia faz a segurança para empresas como Vivo e TIM; universidades como a FMU e lojas de grife como Bulgari e Cartier. O Masp, no entanto, ainda tenta correr atrás de um patrocínio para bancar o efetivo de guardas. A GP vai colocar gratuitamente os homens em turnos de manhã, tarde e noite, por 60 dias. Depois disso, só continuará se o Masp pagar pelo serviço. “Fizemos a análise de risco e criamos a nossa proposta”, disse José Jacobson Neto, vice-presidente da GP, que não revelou o efetivo que será deslocado para o Masp. “Não é difícil aumentar a segurança do museu, porque antes era muito precária. Mas nada é 100% seguro, mesmo com os melhores e mais caros equipamentos.”

Origem: O Estado de São Paulo

Nota do Guia do CFTV
Parabéns a LG pela iniciativa, muito inteligente e válida. Com certeza melhorará muito o nível de segurança do MASP

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile