Ícone do site GuiadoCFTV

Parque Barigüi terá câmeras de segurança 24 horas

Listen to this article

O parque Barigüi ganhou 6 câmeras de vídeo para segurança dos freqüentadores.

O sistema será inaugurado amanhã, às 10 horas, pelo prefeito Beto Richa. “As novas câmeras instaladas no Centro e no Largo da Ordem já contribuíram para a prisão de traficantes. Agora, o Barigüi ganhará estes equipamentos modernos para a proteção da população”, afirma Richa que, no último dia 29, entregou 22 novas câmeras de segurança no Centro e no Setor Histórico de Curitiba.

Além das câmeras, Richa também inaugurará o sistema de acesso à internet sem fio no parque Barigüi, para uso gratuito pela população. O sistema também foi implantado no Mercado Municipal e na praça Rui Barbosa. “A Prefeitura investe para oferecer segurança e serviços para os curitibanos, em locais importantes da cidade, são investimentos na qualidade de vida das pessoas”, diz o prefeito. Depois de entregar as câmeras do Barigüi, Richa inaugurará o parque Cambuí, no Fazendinha.

Com as novas câmeras de vídeo, toda a área do parque passará a contar com o monitoramento 24 horas, que será feito pela central eletrônica instalada no Posto Avançado da Defesa Social do parque Barigüi, ocupado pela Guarda Municipal.
A novidade agradou os freqüentadores do parque. O aposentado Altamar da Silva Freitas Queiroz e a esposa Célia Regina, que costumam levar a netinha Isabela, de 2 anos, para brincar no Barigüi, aprovaram a instalação do equipamento. “Foi uma excelente idéia da Prefeitura. Só de saber que existem câmeras de olho em tudo, a gente já se sente mais protegido”, disse Célia.

As seis câmeras foram colocadas em pontos estratégicos, visando os locais com maior circulação de pessoas. Uma câmera foi posicionada no estacionamento do lado da BR-277; uma na entrada pela avenida Cândido Hartmann; e as outras quatro nos seguintes locais: na lanchonete do deck; na área de churrasqueiras; junto ao Salão de Atos; e na passarela de acesso pela BR-277, junto à pista de corrida e caminhada.
Cada câmera tem como principal característica a possibilidade de fazer movimentos giratórios (360º na horizontal e vertical) e de captar imagens mesmo durante à noite, com o recurso “night and day” (noite e dia), sem necessidade de iluminação especial. Elas têm ainda dispositivo de zoom de 28 vezes (recurso usado para aproximar a imagem).

As câmeras são importadas da Alemanha. Elas ficam dentro de uma caixa de proteção de alumínio, para evitar atos de vandalismo. São equipamentos próprios para filmar pedestres, já que podem captar detalhes, como objetos que as pessoas estejam carregando, com uma velocidade muito rápida.
Além do serviço das câmeras, a população ainda pode contar com o efetivo da Guarda, que faz o patrulhamento na área do parque Barigüi. São 36 guardas, entre equipes da Ciclo Patrulha, viaturas e motocicletas.

Origem: http://www.bemparana.com.br/

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile