Ícone do site GuiadoCFTV

Comissão da RMC visita central de monitoramento do Olho Vivo em Itatiba

Listen to this article

Representantes de cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) estiveram em Itatiba naúltima quinta-feira, dia 8, em visita à central de monitoramento do Olho Vivo.

O intuito da comissão, formada pela Câmara Temática de Segurança da RMC, era conhecer o sistema de monitoramento por câmeras e o software de identificação de placas utilizados pelo município como ferramenta de prevenção e combate à criminalidade. A intenção é levar a idéia às demais cidades que compõem a região para que busquem recursos e instalem sistemas similares, formando um “cinturão” de segurança.

Além de Itatiba, outras cidades que já possuem sistema de monitoramento por câmeras, como Indaiatuba e Campinas, por exemplo, também serão visitadas pela comissão. “Itatiba foi a primeira no roteiro porque tem um diferencial: o sistema de identificação de placas. O município é pioneiro na implantação desse software”, explicou o diretor da GM de Itatiba, coronel Fernando de Oliveira Xavier, que acompanhou a equipe durante a visita. A comissão produzirá um relatório, que será apresentado às outras cidades da RMC.

Entre os membros da comissão estava Jurandir Matos, vice-prefeito de Paulínia e coordenador da Câmara Temática de Segurança da RMC. “O prefeito José Roberto Fumach nos apresentou o Olho Vivo em reuniões do Conselho da RMC, e nós viemos a Itatiba para ter uma noção de como esse sistema funciona. Pudemos perceber que se trata de uma eficiente ferramenta de segurança, colocando Itatiba na posição de modelo para as outras cidades da região”, afirmou.

Segundo Matos, em Paulínia está em fase de licitação a compra de 48 câmeras de segurança que, a exemplo de Itatiba, serão instaladas por toda a cidade. “O ideal seria que as 19 cidades da RMC instalassem seus equipamentos. A Câmara Temática de Segurança tentará fazer uma integração entre esses municípios através de monitoramento por câmeras”. A idéia de integração das 19 cidades por meio das câmeras de monitoramento digital foi apresentada pelo prefeito de Itatiba nas primeiras reuniões de segurança da Região Metropolitana de Campinas.

Para o secretário municipal de segurança pública de Hortolândia, coronel Osny José Rodrigues, que também esteve em Itatiba, essa interligação seria excelente estratégia de segurança. “A proposta é que todos os municípios da RMC instalem sistemas similares ao de Itatiba, e que seja criada uma central geral”, disse. Hortolândia está executando um projeto de implantação do CIM (Centro Integrado de Monitoramento) e instalação de 32 câmeras.

Pioneirismo
Itatiba foi uma das primeiras cidades do País a implantar o sistema de monitoramento digital Olho Vivo. Com esse sistema, as ações integradas foram intensificadas, e a identificação de veículos e pessoas em atitudes suspeitas foi agilizada. As câmeras espalhadas por todo o município, entre fixas e móveis, permitem o monitoramento 24 horas, e todas as imagens são gravadas.

Além do Olho Vivo, Itatiba possui um software de identificação de placas de veículos, que tem servido como importante ferramenta no combate ao roubo e furto de carros, bem como na identificação de veículos suspeitos. O sistema filma e fotografa os veículos que passam diante das câmeras, e envia as informações à Central de Monitoramento do município. As placas são extraídas digitalmente em cerca de 30 milésimos de segundo. Em seguida, é feito um cruzamento de dados, que possibilita a identificação de suspeitos.

Origem: http://www.portalnovidade.com.br

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Sair da versão mobile