Ícone do site GuiadoCFTV

Rio vai ganhar centro de controle nos mesmos moldes de Londres

Listen to this article

O Rio de Janeiro vai ganhar um grande sistema integrado de comando e
controle. O novo modelo será igual ao já utilizado pela Polícia
Metropolitana de Londres, na Inglaterra.

A decisão de investir em tecnologia na área de segurança é um antigo pedido do secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, que esteve em Londres na última semana. O novo modelo funcionará a partir de um grande centro de controle com câmeras distribuídas pela cidade. Esta grande sede será responsável pelo repasse das imagens para outros pequenos centros espalhados em pontos estratégicos do Rio.

O projeto já está na fase final de conclusão e deverá ser entregue em até 40 dias ao secretário de Segurança Pública. Com isso, grande parte da cidade estará monitorada, o que vai permitir a intervenção da Polícia, caso aconteça a detecção de assaltos ou crimes.

"A visita a Londres foi muito importante tecnologicamente. Lá, nós visitamos os centros de controle, tivemos acesso aos projetos de segurança das novas arquiteturas e de segurança aplicada para transportes de massa", destacou Beltrame.

Londres será sede dos próximos Jogos Olímpicos de 2012. Os projetos existentes na cidade da europa estão sendo desenvolvidos visando o evento esportivo. Caso a cidade do Rio de Janeiro seja eleita como sede das Olimpíadas de 2016, os mesmos modelos londrinos deverão ser utilizados na cidade. A decisão será divulgada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2 de outubro deste ano. O Rio concorre com Madrid, Tóquio e Chicago.

Durante a visita, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, também esteve em duas academias de formação de policiais. Numa comparação com o Rio, uma delas era semelhante ao centro de formação de praças, que são os militares de patentes mais baixas. A segunda escola visitada por Beltrame era parecia com o centro que forma oficiais, militares de patentes mais altas, no Rio de Janeiro. Apesar das visitas, José Mariano Beltrame não informou se poderá fazer algum tipo de adaptação nos centros de formação da Polícia Militar, já existentes no Rio de Janeiro. 

 

Origem: http://www.sidneyrezende.com/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile