Ícone do site GuiadoCFTV

Combate à criminalidade Itatiba

Listen to this article

Combate à criminalidade Itatiba utiliza software para identificar placas de veículos roubados ou envolvidos em ocorrências.

Integrantes do Comuse (Conselho Municipal de Segurança) de Piracicaba estiveram ontem, em Itatiba, para conhecer a tecnologia de segurança e o software de identificação de placas implantados no município, como medidas de combate à violência. O sistema tem sido importante ferramenta no combate ao roubo e furto de carro, e na identificação de veículos suspeitos e envolvidos em ocorrências.

O sistema foi desenvolvido pela empresa Mitway, de Itatiba. Os veículos que passam diante das câmeras instaladas nas entradas da cidade são filmados e fotografados, e as imagens são encaminhadas para a Central de Monitoramento. "Todas as vezes que passa um carro suspeito soa um alarme na Central", observa Lourenço Tayar, membro do Funseg (Fundo de Segurança). "O sistema agiliza e possibilita a investigação, uma vez que indica a direção seguida pelo veículo suspeito", diz. Tayar destacou a eficiência do sistema, que fornece, em segundos, todas as características dos veículos, como cor, modelo, placa e até possíveis frases e adesivos, detalhes importantes para o trabalho investigativo.

As câmeras, instaladas nas entradas da cidade, funcionam 24 horas. O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Jorge Aversa Junior, observa que a tecnologia tem sido uma forte aliada no trabalho de investigação e esclarecimentos de casos e, em Itatiba, isso vem ocorrendo com sucesso. "A rapidez com que os dados são fornecidos é muito importante", ressalta. Para ele, a implantação do sistema em Piracicaba requer análise da viabilidade econômica.

O sub-comandante do CPI-9, coronel Francisco Lozzi da Costa, diz que o serviço desenvolvido em Itatiba é útil, porém se presta mais às ações de repressão. "Não deixa de ser uma ferramenta de segurança, mas irá auxiliar muito mais a investigação do delito praticado, que seria uma repressão ao crime, enquanto que a Polícia Militar trabalha mais com a prevenção, ou seja, para evitar que o crime aconteça", destaca.

Ele sugere aos cidadãos que ajudem na prevenção dos furtos e roubos de veículos, instalando equipamentos em seus veículos, que possam dificultar a ação de marginais. "Podem ser instalados alarmes remotos (que disparam), cortes de combustível e travas mecânicas. Tudo isso também é prevenção", acrescenta.

Para o comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, "o sistema é muito bom", porém ele vê dificuldade na instalação em Piracicaba, já que a cidade conta com cerca de 30 saídas para as rodovias. "Itatiba tem nove saídas. Instalou o equipamento nestas nove, a cidade inteira está cercada", compara. "Talvez seja um trabalho dificultoso, mas, não deixa de ser um sistema eficiente", completa.

O diretor do Deinter-9, Kléber Altale, achou o sistema interessante. "Ele tem diversos aplicativos, é muito sofisticado e isso facilitaria bastante o trabalho de investigação policial", afirma.

Estiveram em Itatiba: Juiz Wander Pereira Rossette Júnior, Diretor do Fórum de Piracicaba: Jorge Aversa Junior, presidente da Acipi: Lourenço Tayar, membro do Funseg (Fundo de Segurança de Piracicaba); Coronel Francisco Lozzi da Costa, sub-comandante do CPI-9; Major Marcos Fernandes de Almeida, do CPI-9; Kleber Altale, Diretor do Deinter-9; Capitão Silas Romualdo, Comandante da Guarda Civil; e Alexandro de Souza Ferro – Investigador de Polícia do Centro de Inteligência Policial da Delegacia Seccional.

 

Origem: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile