Ícone do site GuiadoCFTV

Museu do Ceará ganha novo sistema de segurança

Listen to this article

Instalação de sistema de segurança no Museu do Ceará deve terminar esta semana. Reabertura do espaço à visitação pública está prevista para a próxima terça-feira.

O Museu do Ceará está fechado desde a semana passada. O espaço, localizado no Centro de Fortaleza, vem passando por uma intervenção e deve ser reaberto somente na próxima terça-feira. De acordo com a Secretaria da Cultura (Secult), um sistema de vigilância eletrônica está sendo instalado para evitar riscos à segurança de obras e peças históricas expostas.

A diretora do museu, Cristina Holanda, explica que estão sendo instalados alarmes e câmeras. Segundo ela, os itens custaram R$ 30 mil. Aproximadamente 80% do investimento veio do Ministério da Cultura. “São medidas de segurança que todo e qualquer museu deve ter“, completa a diretora.

A instituição sofreu uma baixa recente em seu acervo. Em janeiro de 2008, os óculos do frei Tito de Alencar Lima (1945/1974) foram furtados e, conforme Cristina Holanda, ainda não foram recuperados. O espaço não possuía sistema de câmeras de vigilância.

De acordo ainda com a diretora do Museu do Ceará, o espaço tem hoje aproximadamente 15 mil obras e peças, como moedas, medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras, armas e coleção de cordéis. Cristina estima que, mensalmente, o museu receba em torno de três mil visitantes.

O Museu do Ceará foi criado em 1932, aberto ao público no ano seguinte, à época instalado na rua 24 de Maio. A transferência para o atual prédio, na rua São Paulo, aconteceu em 1990. O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A edificação foi inaugurada em 1871, abrigando a então Assembleia Provincial.

De acordo ainda com a Secult, todo o processo de intervenção está sendo supervisionado pelo Iphan. O tombo federal foi decretado em 28 de fevereiro de 1973. A obra utiliza recursos provenientes do Projeto de Modernização de Museus, do Governo Federal.

Visita
A visitação ao Museu do Ceará é gratuita e, após sua reabertura, pode ser feita de terça-feira a sábado, de 9 às 17 horas. Uma das opções sugeridas pela direção da instituição é a visita orientada, oferecida a grupos mediante pré-agendamento.

O prédio onde hoje está instalado o Museu do Ceará também já abrigou instituições e órgãos como a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Arquivo Público do Ceará, Academia Cearense de Letras (ACL) e Biblioteca Pública.

E-MAIS

VISITA PODE SER AGENDADA
– O Museu do Ceará está localizado na rua São Paulo, 51, Centro de Fortaleza.

– A visitação orientada pode ser agendada pelo telefone 3101 2610.

– Mais informações no site da Secretaria da Cultura: www.secult.ce.gov.br

 

Origem: No Olhar

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sair da versão mobile