Ícone do site GuiadoCFTV

Cidade coloca em ação sistema com 32 câmeras de segurança

Listen to this article

Equipamentos estão instalados em pontos estratégicos do município. Com uma demonstração em tempo real, a Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (Smaspt) lançou na manhã de ontem o sistema de videomonitoramento do município. 

Uma tela foi instalada no auditório da prefeitura para que se pudesse acompanhar o monitoramento feito por 32 câmeras de vigilância. Segundo o secretário de Segurança, Arno Leonhardt, os equipamentos foram instaladas em pontos estratégicos e de grande movimento, ampliando o alcance do policiamento e a segurança da comunidade. ‘‘Cerca de 600 postes foram utilizados para a passagem de mais de 18 quilômetros de cabos de fibras óticas, que garantem o funcionamento das câmeras e a captação das imagens. ”Conforme o prefeito Gilmar Rinaldi, o sistema foi viabilizado com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), na ordem de R$1 milhão. ‘‘As câmeras são uma grande ferramenta para prevenir e combater o crime. Mas acabou o tempo em que se dizia que a violência deve ser combatida somente com a repressão.”

Tecnologia dá mais agilidade

A solenidade também marcou o início da aplicação do sistema inteligente de protocolos, que articula uma rede integrada de vigilância e tecnologia da informação para o atendimento das chamadas e ocorrências. De acordo com Leonhardt, dois veículos foram equipadas com o sistema, que contempla o uso de rádios portáteis digitais, telas de tablet embarcadas nos carros e mini tablet utilizados pelos guardas no patrulhamento a pé que permitirão o acesso a imagens geradas pelas câmeras de vídeo. O secretário explica que ao receber o chamado, o sistema identifica qual veículo está mais próximo do local da ocorrência e aciona os guardas ou fiscais em condição de atender. ‘‘Nos carros foram instalados dispositivos com mapas e GPS, que orientam os agentes sobre a forma mais rápida de encontrar o local da chamada.” 
 
 
Origem: Jornal VS/RS
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 
Sair da versão mobile