Ícone do site GuiadoCFTV

Site exibe imagens ao vivo de câmeras vulneráveis

Listen to this article

Brecha foi descoberta e corrigida no início de 2012. Página quer mostrar risco de deixar câmeras desatualizadas.

Um site foi colocado na internet para listar um mapa mundial de câmeras IP (acesse aqui) da marca Trendnet que, por conta de uma vulnerabilidade, estão vazando as imagens capturadas para a internet. A brecha foi revelada e corrigida no início de 2012, mas requer que os donos de câmeras da Trendnet atualizem o software interno do equipamento – chamado de firmware – para eliminar a vulnerabilidade.

Mapa foi criado a partir de lista de endereços IP com câmeras vulneráveis (Foto: Reprodução)

A página foi criada a partir de uma varredura que listou os endereços IP que ainda estão com câmeras vulneráveis. Eles foram então mapeados para a localização geográfica aproximada. Muitos dos endereços IP não estão carregando as imagens das câmeras, porque são usuários domésticos cujo endereço já pode ter sido modificado desde que foram registrados. Os 407 endereços foram obtidos em 23 de dezembro.

Clicando nos locais é possível obter imagens de quartos, salas e estabelecimentos comerciais e laboratórios. O texto na página orienta internautas a baixar o firmware atualizado das câmeras vulneráveis da Trendnet. A falha existe em 22 modelos da empresa e a página informativa está no site oficial da Trendnet (acesse aqui).

Origem: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/site-exibe-imagens-ao-vivo-de-cameras-vulneraveis-da-trendnet.html

 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile