Ícone do site GuiadoCFTV

Cumbica vai ganhar mais 600 câmeras

Listen to this article

Equipamentos podem reduzir casos de furto, que aumentaram 32% no ano passado; iluminação no estacionamento também foi trocada.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, vai ganhar mais 600 câmeras de segurança. Com a instalação dos novos equipamentos, os terminais terão ao todo 850 câmeras. A instalação já começou e será concluída em março.

Segundo a concessionária GRU Airport, que assumiu a administração de Cumbica em novembro, o objetivo é não deixar nenhum centímetro sem monitoramento.

A medida pode ajudar a reduzir a quantidade de furtos nos terminais, que aumentou 32% nos 11 primeiros meses de 2012, de acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública). Foram 1,7 mil ocorrências, média de 5 por dia. No mesmo período, o crescimento no volume de passageiros foi de 8%.

SP: furtos em Cumbica e Congonhas crescem 36% 

Além de medidas para aumentar a segurança, a concessionária também está dando um banho de loja no aeroporto. Banheiros foram ampliados e placas sinalização, trocadas. Já foram iniciadas obras para a construção de um novo terminal e de um edifício garagem. Um novo site (gru.com.br) traz informações sobre voos e permite até calcular quanto vai custar o estacionamento.

No dia 21 de dezembro, Cumbica bateu recorde de movimentação: 112 mil passageiros passaram pelos terminais para a saída do feriado de Natal, 12 mil pessoas a mais que a média diária. Por R$ 16,2 bilhões, a GRU obteve o direito de administrar o aeroporto até junho de 2032.

1) Recorde de passageiros: O aeroporto bateu recorde de movimentação de passageiros no dia 21 de dezembro, na saída para o Natal. Foram 121 mil passageiros, 12 mil a mais que a média diária.

2) Controle de bagagens será ampliado: Serão instalados novos equipamentos no controle de embarque para reduzir as filas. Serão três novas máquinas raio-X de bagagem de mão – totalizando 41 equipamentos. 

3) Estacionamento ganha nova iluminação: Estão sendo trocadas 1,2 mil lâmpadas. Também está sendo feito um edifício-garagem, com 2,4 mil vagas. Ele deve estar pronto em abril. 

4) Construção do novo terminal: Para acabar com a superlotação, está sendo construído o Terminal 3, com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano. Com o novo terminal, Cumbica poderá receber aviões de maior porte, como o Airbus A-380.

 

Márcio Alves, do Metro São Paulo noticias@band.com.br

Origem: http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/?id=100000565612

 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile