Ícone do site GuiadoCFTV

Doze escolas e quatro CEIs de Corumbá receberão monitoramento em vídeo

Listen to this article

O prefeito Paulo Duarte entregou nessa quinta-feira, 30 de junho, o sistema de videomonitoramento da escola Municipal Tilma Fernandes Veiga e do Centro de Educação Infantil (CEI) Valódia Serra, no bairro Cervejaria. São 27 câmeras colocadas em pontos estratégicos e que funcionarão 24 horas interligadas com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de uma emenda parlamentar do deputado Amarildo Cruz, e instalados pelos próprios guardas municipais. Além da Tilma e da Valódia, outras 14 unidades de ensino receberão os aparelhos, que além de ajudar a evitar depredações e vandalismos, também darão mais segurança a alunos e professores.

As escolas municipais Luiz Feitosa Rodrigues, Fernando de Barros, Clio Proença, Djalma Sampaio Brasil, Almirante Tamandaré, José de Souza Damy, Izabel Corrêa de Oliveira, Ângela Maria Pérez, Cyríaco Félix de Toledo, Delcídio do Amaral, Cássio Leite de Barros e os CEIs Maria Candelária Leite, Serv Carmo e Hélia da Costa Reis também serão atendidas pelo projeto, que estará concluído até o final do ano.

“Nesses três anos e meio de muitas dificuldades, temos olhado muito por essa região. E não só no Tilma e na Valódia, que estão climatizadas como todas as outras unidades da Reme, mas também recuperamos a Cacimba da Saúde, um espaço belíssimo e que estava abandonado. Hoje lá funciona a sede do Geopark e da Fundação de Meio Ambiente. Estamos investindo na infraestrutura aqui da Cervejaria e adjacências, como no Generoso e Arthur Marinho, onde reconstruímos duas praças esportivas que estavam destruídas”, afirmou Paulo Duarte.

O prefeito destacou também a importância das parcerias para o desenvolvimento da cidade. “Nesse momento de extrema dificuldade, são muito importantes as parcerias, algo fundamental pra gente. Temos uma Guarda Municipal que é a melhor do estado, uma das melhores do País, e que tenho muito orgulho. Por isso vamos investir cada vez mais em tecnologia, pois nossa guarnição tem gente preparada para isso. Eles mesmos têm especialização técnica e montaram esse centro de videomonitoramento”, ressaltou.

Duarte ainda agradeceu ao deputado Amarildo Cruz, que participou da solenidade realizada no CEI Valódia Serra. “Pra nós, esse tipo de situação, de fortalecer parcerias, é muito importante. Está sendo depositado uma outra emenda na área de saúde, uma para consultório odontológico e outra para equipamentos de hemodiálise. Quero agradecer publicamente o deputado Amarildo que tem ajudado muito a educação e a saúde de Corumbá, pois esses equipamentos aqui são muito importantes para nossa população. Isso é um legado, são coisas que não vão mais retroceder. Isso é valorizar, de verdade, áreas tão importante pra gente”, finalizou.

O deputado estadual Amarildo Cruz, por sua vez, destacou a parceria da Prefeitura na realização do projeto. “Essa é uma emenda 2013 e que estamos conseguindo entregar hoje, em parceria com a Prefeitura, que tem uma contrapartida importantíssima. Se não tivesse havido isso, não conseguiríamos comprar os equipamentos necessários só com o dinheiro da emenda”, explicou.

“Fiz questão de participar pela importância que tem esse momento. Nóss estamos vivendo um momento em nosso País onde temos uma instabilidade econômica muito grande e uma instabilidade política muito grande. Isso impacta e muito, inclusive na gestão central de nosso País, impacta nas administrações dos estados e principalmente nas gestões das prefeituras”, lembrou o parlamentar.

“A Segurança Pública, por exemplo, a Constituição diz que a obrigação, a responsabilidade maior, quem tem é o Estado. E aqui temos um exemplo de quem não ficou esperando o Estado agir. A quantidade de policiais militares em Corumbá é menor que a de guardas municipais. Isso mostra claramente que o Paulo prioriza a segurança e entende que, independente de ser uma obrigação maior do Estado, não pode ficar esperando que o Governo mande recursos pra cá e busca parcerias, busca recursos é faz o que é preciso. Isso é um exemplo”, reforçou.

Amarildo lembrou também que o principal objetivo do projeto é garantir a preservação do patrimônio público e aumentar a segurança de toda a comunidade escolar. “Essa parceria é importante porque longe de querer reprimir, de querer vigiar, a administração precisa dar resposta contra a violência. Com certeza só a instalação das câmeras já inibe a quantidade de ocorrências. Mas é fundamental para segurança e tranquilidade do ambiente escolar, corpo docente, corpo discente, e proteger o patrimônio e proteger principalmente as pessoas. Me sinto contemplado também nessa parceria”, concluiu o parlamentar.

origem: http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=23590%22

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile