Ícone do site GuiadoCFTV

PRF negocia uso de câmeras para identificar carros roubados no Ceará

Listen to this article

O objetivo é integrar plataforma com sistemas dos órgãos de segurança para melhorar fiscalização

O Sistema Alerta – implantado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que tem por objetivo auxiliar na busca por veículos roubados – pode ter um avanço na melhoria de suas fiscalizações. Trata-se do Sistema Alerta Brasil, que pretende utilizar as ferramentas de segurança estaduais e municipais para cruzar as informações em tempo real e tornar a busca por carros roubados mais eficaz.

Para que o sistema funcione, é necessário o uso de câmeras com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), ou seja, com leitor óptico de caracteres. É a mesma tecnologia utilizada por fotossensores que captam informações como licenciamento atrasado para efetuar multa.

“Funciona assim. Lê a placa do veículo, leva pro sistema e verifica se tem alguma restrição. É aqui que entra o alerta. A nossa ideia é cadastrar as placas de veículos roubados e, se isso for identificado, já cruzaria com os dados dos sistemas de segurança e acionaria os policiais que estivessem nas proximidades,  que tornaria a busca mais ágil”, explica o superintendente da PRF no Ceará, Stênio Pires.

De acordo com Stênio, a PRF-CE só possui uma câmera OCR acoplada em uma viatura que está em fase de testes. Para ampliar o serviço, pretende fazer um convênio com o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza para o uso das câmeras, além de cruzar dados com os sistemas de seguranças. “Ainda não há nada definido. Nós fizemos apenas o contato inicial, mas eles receberam a ideia positivamente”, afirma Stênio Pires.         

origem: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/prf-negocia-uso-de-cameras-para-identificar-carros-roubados-no-ceara/

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile