Ícone do site GuiadoCFTV

Urbes amplia câmeras e inaugura painel para visualizar trânsito

Listen to this article

A Urbes – Trânsito e Transportes inaugurou ontem um novo painel de visualização das câmeras de monitoramento da cidade, em substituição ao sistema anterior que funcionava no Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito da Urbes. Formado por 12 displays de cristal líquido, o novo painel, denominado Vídeo Wall Flat Vision LED 46″, proporciona a exibição das 65 câmeras da Urbes ao mesmo tempo, o que torna a visualização do trânsito na cidade mais eficaz e facilitada para os agentes de trânsito que fazem o monitoramento via CCO. Antes, 36 câmeras eram exibidas nas antigas telas de TV.

De acordo com o presidente da Urbes, Renato Gianolla, Sorocaba conta atualmente com 105 câmeras de monitoramento das ruas e, desse total, 65 são da Urbes e 40 são da Guarda Civil Municipal (GCM), já que todas estão integradas e compartilham as imagens para as duas instituições. “Adotamos e implementamos medidas que buscam proporcionar o gerenciamento do tráfego com mais eficácia, a melhoria das condições viárias e de segurança, além da otimização do sistema semafórico, entre outras ações, visando sempre a melhoria da fluidez do tráfego na cidade”, diz.

O novo sistema também conta com um software de controle automático do tamanho e posição das janelas de todas as aplicações visualizadas no painel. A ferramenta permite a criação de múltiplos layouts e mudanças rápidas e simultâneas de uma ou mais janelas de aplicações visualizadas no painel, entre outras funcionalidades.

O videomonitoramento funciona 24 horas por dia e mostra tudo o que acontece nos principais corredores viários da cidade. Com esse sistema, os agentes de trânsito identificam problemas nas vias, como acidentes, congestionamentos, veículos quebrados, estacionados irregularmente, entre outras interferências. Assim que a situação é identificada, uma equipe é deslocada ao ponto certo, a fim de solucionar o problema e garantir a fluidez ao trânsito.

De acordo com Gianolla, os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas ou outro órgão público, como GCM, Polícia Militar ou Bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes. O CCO também atende à imprensa que tem condições de acompanhar a situação do trânsito em Sorocaba, nos momentos de pico, para dar a informação à população.

origem: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/754226/urbes-amplia-cameras-e-inaugura-painel-para-visualizar-transito

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile