Ícone do site GuiadoCFTV

Centro de videomonitoramento de São José dos Campos completa 15 anos com quase 500 câmeras

Listen to this article

O município foi um dos pioneiros do Brasil a implantar câmeras de segurança em vias públicas e atualmente possui 492 câmeras instaladas em todas as regiões

Em comemoração aos 15 anos, o COI (Centro de Operações Integradas) de São José dos Campos abre suas portas para servidores e convidados na manhã desta terça-feira (5), em sua sede na região central. O evento está programado para começar às 9h. 

Criado em 10 de dezembro de 2002, as instalações passaram por algumas adequações de espaço e organização e recebeu pintura geral em suas áreas externa e interna, divisórias no setor de videomonitoramento de segurança pública, separando as operações de rádio e despachos de ocorrências da GCM.

Neste ano, além de abrigar a Defesa Civil e a Secretaria de Mobilidade Urbana, a sala de monitoramento passou a contar com a presença de agentes da Secretaria de Apoio Social para contribuir com o trabalho das equipes de abordagem a moradores em situação vulnerável.

O prédio recebeu ainda uma manutenção geral nos equipamentos de ar condicionado, troca dos toldos e teve seu paisagismo recuperado. Outra medida que está sendo finalizada é a sala de descompressão, que visa criar um ambiente de motivação e descanso para os operadores, tendo em vista a exigência de atenção no dia a dia de trabalho.

O COI é referência na questão da segurança por meio de videomonitoramento público. O município foi um dos pioneiros do Brasil a implantar câmeras de segurança em vias públicas. Atualmente, a cidade possui 492 câmeras instaladas em todas as regiões.

O sistema é gerenciado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão e conta com profissionais da área de segurança pública, que fazem o monitoramento das imagens captadas pelas câmeras instaladas nas vias públicas do município, centralizadas no COI, que funciona 24 horas por dia. No local, trabalham equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana (Trânsito e Transportes), Secretaria de Saúde (Samu) e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Além do monitoramento através das câmeras, o COI também administra e monitora os sistemas de alarmes dos estabelecimentos públicos municipais, tais como escolas, creches e postos de saúde, bem como, gerencia o emprego da frota oficial nos atendimentos emergenciais. Cerca de 450 alarmes eletrônicos instalados em estabelecimentos públicos municipais.

origem: https://www.agoravale.com.br/noticias/Informativo/coi-de-sao-jose-dos-campos-completa-15-anos-de-videomonitoramento

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sair da versão mobile