Ícone do site GuiadoCFTV

Curitiba deve instalar 280 câmeras de reconhecimento facial nas ruas

Listen to this article

Ruas repletas de câmeras com reconhecimento facial, um verdadeiro cerco invisível. Quem escuta até pensa que é algum enredo de filme ou série fictícia. Mas o projeto Muralha Digital não tem nada de ficção e está prestes a ser implantado em Curitiba.

São 280 câmeras espalhas pela cidade com a capacidade de reconhecer facialmente quem é capturado pelas lentes. Além disso, os veículos também poderão ser identificados  – tudo em tempo real.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, o projeto custará R$ 35 milhões aos cofres da capital e facilitará o trabalho das equipes de segurança.

O sistema também poderá ser programado para emitir alertas de segurança para a viatura mais próxima. Como por exemplo, caso uma pessoa foragida da Justiça passe pelas lentes.

O programa inteligente faz todo o trabalho de identificação de pessoas e veículos de forma autônoma.

A ideia é que no futuro, após a etapa inicial, a “Muralha Digital” seja integrada com radares e câmeras de imóveis particulares.

Para escolher onde será instalado cada equipamento, a Prefeitura vai utilizar o “Mapa do Crime”. Dessa maneira, as vias com maior movimentação de veículos, como as áreas de acesso à cidade, comportarão equipamentos de identificação de veículos. Já os locais com grande fluxo de pedestres contarão com as câmeras de reconhecimento facial.

A prefeitura deve fazer uma licitação internacional para definir a empresa que vai fornecer os equipamentos e softwares de inteligência. A previsão é que o projeto esteja funcionando em até seis meses.

Origem: CBN Curitiba

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile