Ícone do site GuiadoCFTV

China cria câmera de 500 MP para reconhecer rostos na multidão

Listen to this article

Pesquisadores chineses criaram uma câmera com resolução de 500 megapixels, capaz de identificar rostos individuais, a partir de fotos claras e nítidas, mesmo em eventos com milhões de pessoas aglomeradas, como em um estádio, por exemplo.

China cria câmera de 500 MP para reconhecer rostos na multidão

O gigante asiático é líder mundial em tecnologia de reconhecimento fácil, e continua a dar os primeiros passos em soluções que aprimoram cada vez mais sua capacidade de reconhecer pessoas, nas mais diversas situações. Por lá, eles já monitoram estudantes, identificam criminosos e controlam a compra de passagens de trem, entre outras aplicações.

A câmera de 500 MP pode capturar dezenas de milhões de rostos de uma única vez e gerar informações a partir de um rosto em específico, ampliado por meio do zoom. O equipamento, que possui recursos de IA e está conectado a um banco de dados baseado na nuvem, foi desenvolvido pela Universidade Fudan, de Shangai, em conjunto com o Instituto de Ótica, Mecânica e Física de Changchun.

Zeng Xiaoyangao, um dos desenvolvedores da “super câmera”, posando ao lado do produto. (Fonte: China News/Reprodução)

 

O sistema de reconhecimento facial foi criado para servir à segurança pública e nacional, como ferramenta de vigilância para bases militares, de lançamentos de satélites e fronteiras. O governo chinês diz querer prevenir que pessoas ou objetos suspeitos entrem ou saiam do país.

A tecnologia gera polêmica

Mesmo na China, a tecnologia gera polêmica, com algumas pessoas tentando denunciar abusos por parte do governo, principalmente relacionados à invasão de privacidade.

Há ainda um projeto chamado Sistema de Crédito Social, que o país está planejando implantar dentro de alguns anos. É esperado que esse sistema sirva para “pontuar” os cidadãos e companhias chineses, criando uma espécie de reputação baseada em seu comportamento. Neste sentido, uma câmera com toda essa resolução seria uma grande aliada.

Atualmente, o país já conta com cerca de 200 milhões de câmeras de vigilância com reconhecimento facial. Até 2020, esse número deve crescer 213%, chegando a 626 milhões de dispositivos.

 

Origem: Tecmundo, NextWeb e Global Times

 

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile