Ícone do site GuiadoCFTV

Não leva nem 2 minutos para uma câmera de segurança ser invadida pela primeira vez

Invasão de Câmeras de Segurança
Listen to this article

Quer mais uma prova de que muitos fabricantes de câmeras de segurança não estão dando a mínima atenção para a… segurança? O pesquisador Rob Graham fez um teste: ele comprou uma câmera conectada por US$ 55 na Amazon, tirou o produto da caixa e ligou o dispositivo em sua rede. Resultado: em apenas 98 segundos, a câmera de segurança foi invadida e começou a baixar um malware.

Graham ligou a câmera de segurança e imediatamente começou a monitorar o tráfego de sua rede, esperando que alguém fosse invadir o dispositivo (o que realmente aconteceu). Ele só não esperava que isso acontecesse tão rápido. O worm demorou menos de dois minutos para encontrar a câmera na internet, fazer login com a senha padrão, pegar as informações do processador (é um ARM) e baixar um vírus compatível.

 

Em 98 segundos, acho que eu nem pensaria em mudar a senha padrão da minha câmera, por isso a rapidez na infecção é bem surpreendente. E o worm é inteligente o suficiente para baixar arquivos mesmo sem um gerenciador de downloads instalado no Linux da câmera, como o wget — ele roda um exploit para fazer o download da maneira mais difícil e executar o malware.

Depois que a câmera infectada baixa o malware, ela começa a enviar pacotes desesperadamente para encontrar outras câmeras que podem ser infectadas, espalhando o worm de maneira bem rápida. Pior: a câmera de Graham foi infectada outras vezes por outros malwares, e um deles matou o servidor de telnet, dificultando o acesso ao dispositivo.

As câmeras de segurança sem segurança têm sido as responsáveis pelos últimos ataques gigantescos de negação de serviço. Em setembro, a empresa de nuvem OVH sofreu um dos maiores DDoS da história, com tráfego de até 1,1 terabit por segundo, por uma botnet de 145 mil câmeras e DVRs. Recentemente, o serviço de DNS da Dyn também foi atacado, o que derrubou sites como Twitter, Spotify e SoundCloud.

Eu não vejo uma solução simples para resolver o problema — ainda mais considerando os milhões de dispositivos que estão vulneráveis e que, se depender da boa vontade das fabricantes que não atualizam seus aparelhos, continuarão vulneráveis por um bom tempo. O que fazer?

Origem: https://tecnoblog-net.cdn.ampproject.org/c/s/tecnoblog.net/203847/camera-seguranca-invasao-mirai-botnet/amp/

 

Nota do GuiadoCFTV: Realmente existem muitos fabricantes que não levam a sério a Cybersegurança, privacidade e riscos de invasões de seus equipamentos, negligenciando o básico da segurança, principalmente fabricantes de equipamentos de baixo custo e baixíssima qualidade, entretanto a responsabilidade pela configuração, proteção e atualização dos equipamentos também é compartilhada com o integrador (instalador) e com a pessoa que adquiriu o equipamento. Nos dias de hoje já não é mais aceitável utilizar configurações padrões se estivermos realmente pensando em segurança e da mesma forma o tipo de investimento deve levar em conta fatores de proteção e segurança de dados dos dispositivos, bem como o suporte futuro e fornecimento de atualizações de segurança.

Atualmente os fabricantes de equipamentos de segurança profissionais possuem uma série de recursos e configurações de cybersegurança, assim como cartilhas de otimização de configurações e recursos “Hardning Guides” disponibilizados para utilizar as melhores práticas de segurança em seus equipamentos e sistemas.

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile