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Quer ser um bom líder no ‘novo normal’? Tome estas 5 atitudes

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Quer ser um bom líder no ‘novo normal’? Tome estas 5 atitudes

A administração remota pede que você seja um líder ainda mais ativo – e que toda sua empresa reconheça essa presença constante

Mesmo que você tenha sido um bom líder antes da pandemia, estes meses mudaram a forma como as empresas operam. Por isso, seu estilo de liderança também deve se adaptar.

Um estudo com 220 alunos de universidades americanos, publicado no Journal of Business and Psychology e replicado pelo portal americano Inc.com, mostrou que as pessoas que tomavam atitudes eram mais reconhecidas como boas líderes do que aqueles que tinham carisma ou características mais abstratas.

Por isso, um bom líder neste mundo cada vez mais virtual deve continuar deixando suas ações claras à equipe. Veja atitudes que garantirão uma liderança de qualidade, mesmo no novo normal:

1 — Monitore ainda mais
O estudo mostrou que as pessoas respeitavam mais os líderes que acompanhavam agendas e garantiam que os projetos estivessem dentro do prazo. Busque ferramentas que possibilitem esse monitoramento remotamente. Afinal, é cada vez menos provável que seu funcionário esteja sempre na sua mesa designada de trabalho.

Mas você precisa lembrar que há uma linha tênue entre monitoramento e microgerenciamento. Em períodos de isolamento social, os níveis de ansiedade já estão acima da média. Pense que seu grande objetivo deve ser criar um sentimento de conexão e de participação como um líder, mesmo que você esteja distante dos seus liderados.

2 — Amplie seus feedbacks
As oportunidades de interação se reduzem em um mundo mais virtual. Como líder, você precisa dedicar um tempo para falar com cada funcionário sobre como eles estão performando e quais pontos poderiam ser melhorados. Não existem mais oportunidades de encontros no corredor ou no elevador, então aposte em feedbacks agendados e estruturados.

3 — Coordene o trabalho em equipe
A comunicação fica ainda mais complicada em um mundo virtual, aumentando as chances de incompreensão e de pontos perdidos. Você deve ser o líder que comprova o que cada funcionário está fazendo. Essa atitude se relaciona com as ferramentas de monitoramento, mas adicionando uma visão mais horizontal e cruzando os projetos de cada equipe.

4 — Seja mais altruísta
Bons líderes no novo normal são percebidos como altruístas, sempre prontos para ajudar o próximo.

Você estará mais perto dessa atitude se estiver praticando as últimas três. Tenha o costume de fazer pausas para prestar suporte aos seus gestores e funcionários — cada parada será mais um reconhecimento de sua posição como um líder altruísta.

5 — Reconheça um novo padrão de liderança
Muitas empresas estão se perguntando se esta é a hora de promover aqueles que pareciam bons líderes no modelo tradicional. Reconheça que nossas atitudes falam mais alto nessa época de liderança virtual. Os famosos soft skills não são igualmente traduzidas de um escritório para uma tela.

Os bons líderes, então, são os que conseguem se adaptar a esse novo padrão de liderança. Você deve levar essa transformação para si mesmo — e para seus gestores atuais e futuros.

origem: Revista PEGN

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

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