Ícone do site GuiadoCFTV

Instituto Butantan vai produzir vacina contra Covid-19

Listen to this article

Instituto Butantan ampliará fábrica para produzir vacina contra Covid-19 Investimento permitiria produção de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac

O governo de São Paulo anunciou um investimento para ampliação da capacidade de produção de vacinas do Instituto Butantan, projetando atender à altíssima demanda por um imunizante eficaz e seguro contra a Covid-19. As obras terão início em novembro e devem se prolongar até setembro de 2021.

A expectativa do instituto é que, com a ampliação, seja possível produzir 100 milhões de doses da CoronaVac por ano a partir de 2022. A produção seria importante não só para utilização interna, mas também para exportação para a América Latina.

Por enquanto, as projeções para a CoronaVac são otimistas, mas modestas. João Doria revelou que a vacina produziu resposta imunológica em 98% dos idosos em que foi testada, o que é uma taxa promissora, mas referente à fase 2 de testes, que não mede se essa resposta realmente é capaz de proteger o indivíduo. Nas palavras do próprio governador, a projeção é de distribuição de apenas 15 milhões de doses para o SUS até dezembro. Considerando que se prevê a aplicação de duas doses por pessoa, seria suficiente para apenas 7,5 milhões de brasileiros, provavelmente de grupos prioritários, como profissionais de saúde e portadores de comorbidades e idosos. O Butantan, no entanto, projeta ter 100 milhões de doses prontas para distribuição no país em maio de 2021.

O Instituto Butanta prevê que a partir de outubro já seja possível fazer uma avaliação sobre a eficácia da vacina em testes, o que poderia permitir o seu registro com a Anvisa e a distribuição no país.

origem: Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile