Ícone do site GuiadoCFTV

Fiocruz estuda aplicar dose única de vacina de Oxford para ampliar cobertura

Listen to this article

Fiocruz estuda aplicar dose única de vacina de Oxford para ampliar cobertura

A vacina de Oxford, que teve nesta sexta-feira (8) o pedido de uso emergencial protocolado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode ter sua dosagem alterada a fim de alcançar o maior número de pessoas no menor espaço de tempo possível.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a vacina, que foi trazida ao Brasil em acordo com o governo federal e será produzida localmente em parceria entre a AstraZeneca e a Fiocruz, deverá ser aplicado com um intervalo maior entre as doses, com três meses entre a primeira aplicação e a segunda, visando aumentar a cobertura vacinal mais rapidamente enquanto o volume de doses for escasso.

Também se estuda, segundo a publicação, a utilização de uma dose única em vez de dupla, caso seja considerado necessário, para maximizar o número de pessoas atingidas.

O intervalo de três meses já é mais do que os ensaios clínicos projetavam inicialmente. A vacina de Oxford foi inicialmente testada com a segunda dose aplicada 28 dias após a primeira, então a ampliação para três meses já é uma forma de maximizar a vacinação em um primeiro momento.

Segundo a Fiocruz, a vacina já oferece uma boa proteção mesmo com a aplicação de uma única dose.

A fundação defende uma eficácia de 73% após a primeira dose, o que seria um patamar aceitável, especialmente considerando que permitia o dobro de vacinados. No entanto, em entrevista à CNN Brasil, Marco Krieger, vice-presidente da fundação, afirma que o reforço permite uma imunidade muito mais robusta;

com a aplicação com três meses de diferença, “o nível da resposta imunológica aumentou em sete vezes”, declarou ele.

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello também deu a entender, em coletiva na quinta-feira (7), que a dose única é uma estratégia interessante pensando no controle da pandemia.

Apesar da declaração de Pazuello, o Ministério não confirma o plano, apesar de afirmar que “analisa todos os cenários”. A pasta informa que os estudos até o momento não têm uma conclusão se a dose única é realmente capaz de sustentar uma proteção de longo prazo.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/01/08/coronavirus/fiocruz-estuda-dose-unica-de-vacina-de-oxford-para-ampliar-cobertura/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile