Ícone do site GuiadoCFTV

Startups e soluções de telessaúde explodem com a pandemia

Listen to this article

Velocidade, muita velocidade! O mundo percebeu que precisa disso para combater a maior crise sanitária da história recente. O problema é que a combinação da burocracia, inerente aos sistemas de saúde, com a agilidade parece uma contradição. Descobrimos que, em tempos de crise, somos obrigados a arriscar para não sermos atropelados — e aqueles que se prepararam aproveitarão as oportunidades que surgem nesses momentos.

Foi o que aconteceu com o setor de healthtechs por aqui. Segundo o Distrito HealthTech Report, o Brasil já registra 542 startups de saúde. Uma explosão! No entanto, mais do que trabalhar com tecnologia e ser rápido para atender às demandas, todo o mercado precisou de soluções que entregassem valor. Assim, recursos como telemedicina, prontuário eletrônico e assinatura digital se tornaram o cerne da estratégia do setor de saúde.

Com a pandemia, a telemedicina foi autorizada e a Frente Parlamentar Mista de Telessaúde corre para debater a implantação de vez da telessaúde no país. Essa modalidade encurta distâncias e permite que, mesmo fora dos consultórios, pacientes possam receber o atendimento de que necessitam. Tal mercado floresceu da noite para o dia. O Brasil tem hoje a presença da maior empresa de telessaúde do mundo e mais de 30 startups e scale-ups na área.

prontuário eletrônico é a fonte dos dados, fundamentais no embasamento das decisões, e a ferramenta pela qual os profissionais de saúde indicam suas condutas. O mercado descobriu sua importância para além da eliminação do papel, e uma onda de consolidação e posicionamento começou com grandes aquisições e investimentos relevantes da parte de empresas que apostam na importância do gerenciamento dos dados clínicos.

Para que uma receita eletrônica de medicamento, produzida em um prontuário eletrônico, chegue com segurança nas farmácias, nasceram os barramentos que fazem essa conexão, um segmento que conta com as PBMs e com startups bastante reconhecidas, que começaram essa construção anos antes e experimentaram em três meses o crescimento que planejaram para três anos.

origem: Covid-19: Startups e soluções de telessaúde explodem com a pandemia | Veja Saúde (abril.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile