Ícone do site GuiadoCFTV

Moderna desenvolve vacina polivalente contra gripe, covid-19 e VSR

Listen to this article

Nesta semana, a empresa de biotecnologia Moderna divulgou as inúmeras iniciativas em que está trabalhando com a tecnologia de mRNA (RNA mensageiro). Além do já tradicional imunizante contra a covid-19, a farmacêutica norte-americana busca desenvolver vacinas contra a gripe (influenza) e o vírus sincicial respiratório (VSR) — um agente infeccioso comum, que afeta vias respiratórias (tratos superior e inferior) de bebês. Além disso, fórmulas contra o câncer e doenças raras também estão em testes.

“Nossa visão é desenvolver uma vacina combinada de mRNA para que as pessoas possam obter uma injeção a cada queda [de níveis de imunidade] para proteção de alta eficácia contra os vírus respiratórios mais problemáticos”, completa o CEO sobre os novos rumos da Moderna.

Vale lembrar que a vacina da Moderna contra a covid-19 foi um dos primeiros imunizantes a serem desenvolvidos e concluírem os testes clínicos no mundo. Além disso, foi uma das primeiras fórmulas a adotar a tecnologia de mRNA, com sucesso, oferecendo imunizantes seguros e eficazes. O uso é autorizado, nos EUA, desde dezembro de 2020.

Vacina contra covid-19 e gripe

Um passo antes de combinar a proteção contra três vírus respiratório em uma única fórmula, a Moderna deve lançar, em breve, os estudos clínicos de Fase 1 de uma vacina que protege contra a gripe e a covid-19. Por enquanto, o imunizante recebe o nome de mRNA-1073.

Para o futuro dessa fórmula, a empresa de biotecnologia também deve concluir os testes clínicos de uma vacina específica contra a gripe, a mRNA-1010. A fórmula é tetravalente, ou seja, protege contra quatro tipos de cepas do vírus, que foram estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Está em andamento o estudo de Fase 1/2 e foram incluídas pessoas com mais de 18 anos.

origem: Moderna desenvolve vacina polivalente contra gripe, covid-19 e VSR – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile